Conecte-se conosco

Agronegócio

EUA adiam compras de fertilizantes devido à escassez global do produto

Alta demanda e baixa oferta fez com que preços do gás natural, insumo essencial para a produção de nitrogênio, registrasse aumento na Europa

Publicado

em

Com a onda de frio no Texas em fevereiro e o furacão Ida em agosto, a produção de fertilizantes nos EUA foi interrompida. E a escassez global de fertilizantes de nitrogênio está elevando os preços à níveis recordes, fazendo com que os agricultores norte-americanos adiem suas compras e aumentando o risco de aplicação de nutrientes nas lavouras na primavera, antes da estação de plantio.

Devido à alta demanda de baixa oferta de fertilizantes, os preços do gás natural, insumo essencial para a produção de nitrogênio, registrou grande alta na Europa. Uma saída encontrada pelos agricultores para aumentar a produção de milho, canola e trigo tem sido a aplicação fertilizantes nitrogenados.

De acordo com a agência de alimentos das Nações Unidas, em outubro, os preços mundiais dos alimentos atingiram máxima de 10 anos, em decorrência de aumentos nas safras de óleos vegetais e cereais, como o trigo.

Segundo Daren Coppock, CEO da Associação de Varejistas Agrícolas dos Estados Unidos, “os suprimentos de fertilizantes nitrogenados são adequados para aplicações antes do inverno, onde reduz a carga de trabalho dos agricultores na primavera”. Entretanto, Coppock ressaltou que alguns produtores estão arriscando uma disputa por suprimentos durante a primavera, atrasando as compras devido os altos preços dos fertilizantes.

Em 2020 as vendas globais de fertilizantes totalizaram 53 bilhões de dólares, registrando aumento de cerca de 80% este ano. De acordo com a BMO Capital Markets, neste mês de novembro, os preços globais da ureia chegaram a 1.000 dólares por tonelada pela primeira vez.

 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS