Conecte-se conosco

Economia

EUA/DoE: Estoques de petróleo sobem 18,961 milhões de barris; expectativa era de queda

Commodity em alta

Publicado

em

Os estoques de petróleo subiram 18,961 milhões de barris na última semana, ante expectativa de queda de 600 mil.

Os dados são do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE) e foram divulgados na manhã desta quarta-feira (11).

Conforme a autarquia, os estoques de gasolina subiram 4,114 milhões de barris, ante previsão de alta de 600 mil.

Também disse que os estoques de destilados, caíram 1,069 milhão, ante consenso de recuo de 700 mil.

E acrescentou que, em Cushing, os estoques subiram 2,511 milhões de barris na semana, lembrando que Cushing, no estado de Oklahoma, é a base para a formação de preços do WTI. Hoje, é um dos eixos centrais de comércio de petróleo bruto do mundo.

Os Estoques de Petróleo em Cushing (EIA Cushing Crude Oil Stocks Change) são um dos fatores mais importantes na mudança de preço do petróleo bruto WTI.

Petróleo

O levantamento aponta que a utilização das refinarias teve alta a 84,1% na semana encerrada em 6 de janeiro, ante 79,6% na semana anterior.

Mesmo com os estoques bem acima do previsto, as cotações do petróleo seguem firme, com o WTI para março subindo 1,90% a US$ 76,80 por barril e o Brent para março avançando 1,80% a US$ 81,61.

Por volta das 14h de hoje o Dow Jones reportava alta de 0,24%, o S&P 500 subia 0,58% e a Nasdaq avançava 0,87%. O bom humor em Wall Street está relacionado à commodity. Ainda assim, o conflito Rússia-Ucrânia é uma ameaça constante para o preço do produto.

Rússia

O país governado pelo presidente Vladimir Putin pretende proibir, a partir de 01 de fevereiro, a venda de petróleo a países que apliquem o teto de preço fixado este mês em 60 dólares por barril pela União Europeia, G7 e Austrália.

Conforme a imprensa europeia, o decreto especifica que esta medida está prevista para um período de cinco meses, “até 01 de julho de 2023”.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS