Conecte-se conosco

Automobilística

Evite dor de cabeça, não empreste o seu carro! Venha entender os motivos

Emprestar o seu carro pode parecer algo simples, mas é um ato que envolve mais coisas do que você imagina, portanto, é preciso ter cautela.

Publicado

em

Ter um carro próprio é o sonho de todo brasileiro, afinal, além de ser considerado um sinônimo de status social, a posse de um veículo facilita muito no deslocamento, em especial quando se tratando de grandes cidades e centros urbanos movimentados.

Porém, mesmo que nos últimos anos o automóvel tenha ficado mais acessível para as classes mais baixas, ainda existe uma grande parcela da população sem condições para possuir um. Então, o jeito acaba sendo apelar para os “amigos motorizados”.

Mas, um ato que parece sinônimo de camaradagem e bondade pode, na verdade, trazer muita dor de cabeça para o dono do veículo. Os motivos? Bom, podemos citar alguns logo a seguir.

Saiba as principais razões pelas quais você deve evitar emprestar seu carro

Hoje em dia, os automóveis viraram bens de consumo essenciais para a sociedade em que vivemos. As pessoas os utilizam tanto para o trabalho quanto para momentos de lazer.

E é claro que tantas vantagens atreladas a um produto acabam atraindo olhares. Assim, não é incomum que um proprietário de veículo receba constantes pedidos de empréstimos de amigos e familiares que ainda não possuem o seu.

Apesar do ato de empréstimo parecer algo bastante bobo, ele pode trazer graves consequências. Ainda não conseguiu entender? Relaxa que nós vamos te explicar melhor.

Falando de uma maneira resumida, você basicamente responde por todas as ações realizadas com o carro (aos olhos da lei), mesmo que não o esteja dirigindo na hora do ocorrido.

Por exemplo, o seu cunhado pegou seu carro emprestado e atropelou uma pessoa, fugindo do local em seguida. Logo, parte da responsabilidade também recairá sob os seus ombros.

Tal fato ocorre porque o item está registrado no seu nome, então legalmente você é o responsável, mesmo que o bem esteja nas mãos de terceiros. Essa é uma das razões pelas quais esse tipo de empréstimo deve ser limitado.

Lembrando que, se você efetuou a venda do “possante”, mas ainda não passou os documentos para o nome do novo dono, qualquer acidente ou dano provocado pelo carro também chegará em você.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS