Automobilística
Evite estes hábitos na direção, eles fazem você gastar mais combustível
Se você deseja economizar combustível no seu dia a dia, adote estas mudanças muito simples na hora de dirigir.
A gasolina não está nada barata para que os motoristas possam se dar ao luxo de desperdiçar. Por isso, é importante saber que algumas atitudes no trânsito podem fazer com que ela seja consumida mais rapidamente.
Embora os brasileiros estejam sempre à procura de novos meios de economia, principalmente esperando aquela promoção no posto de combustível para encher o tanque, eles não prestam atenção em como conduzem seus veículos. O problema é que justamente isso pode ser o motivo de muitos gastos.
É possível economizar combustível apenas mudando algumas atitudes no trânsito. Isso, combinado com as promoções, pode, enfim, fazer uma enorme diferença no final do mês.
Hábitos que aumentam o consumo de combustível
Começaremos falando do hábito mais óbvio, que além de proibido, pode se tornar mortal: andar acima da velocidade permitida das vias. Além de perigosa, a prática pode causar acidentes, gerar multas e fazer o veículo usar mais combustível.
O hábito também faz com que o motorista pegue mais sinaleiros fechados, pois eles são sincronizados com a velocidade permitida no local. Dessa forma, ele precisa arrancar mais vezes, aumentando o consumo, já que depende de uma energia mais forte para colocar o automóvel em movimento do zero.
Isso nos leva a outro ponto que também gera muito gasto: as acelerações agressivas. Muitos condutores aceleram o carro com força para terem uma saída mais rápida, principalmente ao pararem em um sinal vermelho. Esse tipo de conduta não é necessária, especialmente em veículos mais novos, que não precisam de tanta força para sair do lugar.
Além do combustível ser mais utilizado, a prática pode danificar seu automóvel, então tome cuidado.
Outros locais em que não é necessário aceleração alta são as subidas e ladeiras. Basta ganhar um pouco de velocidade antes, para embalar, e depois manter a velocidade, pisando com calma no acelerador.
Para descer uma ladeira, não há necessidade de acelerar porque seu veículo pode aproveitar a inércia para descer. O ideal nesses casos é deixar o carro em uma marcha mais baixa (em hipótese alguma em ponto morto) e utilizar o freio para controlar a velocidade.
Seguindo essas técnicas, você mantém a segurança e ainda economiza seu combustível. Gostou das dicas? Agora é só abastecer e depois nos contar o quanto você economizou no final do mês.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia14 horas atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança