Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Ex-diretor chama dividendos da Petrobras (PETR4) de predatórios

Também diz apoiar o imposto de exportação.

Publicado

em

O ex-diretor da Petrobras (PETR4), Ildo Sauer, chamou os dividendos da petroleira de predatórios e diz apoiar o imposto de exportação.

Ele é docente do Instituto de Energia da Universidade de São Paulo (USP) e participou de um programa de televisão da instituição educacional.

Na ocasião, disse que o Brasil pode se beneficiar da produção e venda externa de petróleo e, ao mesmo tempo, aumentar a capacidade de refino interno com preços mais sintonizados com o poder aquisitivo da população brasileira.

Petrobras (PETR4): dividendos

Em relação aos dividendos, ele disse considerar que esta decisão – de distribuir o R$ 38 bilhões referentes ao último trimestre – deveria ter sido deixada para o novo conselho, já que houve uma mudança entre as visões divergentes que havia no debate público entre o governo anterior e o novo.

Além disso, elencou, até agora o único membro que foi incluído na nova direção foi o ex-senador Jean-Paul Prates, que assumiu a presidência da empresa.

Imposto de exportação

Em se tratando do imposto de exportação, o docente frisou que este é uma das medidas que o governo pode tomar – e efetivamente tomou – para obter mais recursos para investimentos e até mesmo para criar mecanismos de estabilização dos preços internos.

Porém, Sauer criticou o fato da decisão tomada pelo novo governo neste sentido ter sido definida por apenas quatro meses, e sugeriu que o imposto deve ser permanente e que a exportação de derivados, na hipótese de o Brasil vir a fazê-lo, com a retomada do refino e investimentos na área, também seja taxada.

Mudança de modelo

Para Sauer, a mudança do modelo de exploração de petróleo no Brasil – substituindo os contratos de partilha por contratos de prestação de serviço, principalmente com a Petrobrás -, que é a proposta que mais o agrada, serão decisões que, se tomadas, o serão na esfera política.

Ele disse que há muita informação desencontrada acerca desse assunto, e pontuou que é necessário um maior esclarecimento da população sobre estas questões para que ela possa participar desse processo.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS