Saúde
Excelente notícia: app ajuda a detectar predisposição a infarto
Tecnologia em prol da saúde. Aplicativo recém-lançado ajuda a detectar problemas e condições médicas, inclusive predisposição ao infarto.
Entre o final de fevereiro e o início de março deste ano aconteceu o maior evento de tecnologia móvel do mundo, o Mobile World Congress, MWC2023.
Dentre as mais incríveis novidades, foi possível conferir o novo celular dobrável da Honor, robôs que imitam ações humanas e notebooks que podem esticar e encolher a tela com apenas um só comando, no entanto, um aplicativo se destacou na área da saúde.
Por meio da análise de 30 pontos específicos do rosto do usuário por meio de uma selfie tirada pelo celular ou tablete, o aplicativo surpreende ao dizer como está a saúde desta pessoa.
Com o rosto posicionado em um círculo na tela do aparelho, o usuário tem gráficos gerados informando sobre diversos parâmetros de sua saúde.
Segundo o neurocirurgião do Hospital Albert Einstein e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Felipe Mendes, o aplicativo não substitui um diagnóstico médico.
Mas, de acordo com ele, o aplicativo dá dicas de como está a saúde da pessoa e demonstra se os cuidados para prevenir doenças estão sendo feitos corretamente.
O aplicativo analisa a circulação sanguínea no rosto a partir da reflexão da luz na pele e pode fornecer ao usuário a possibilidade de reconhecer antecipadamente alterações sutis antes de sintomas mais graves se tornarem evidentes ou de as condições médicas se agravarem.
A utilização da Imagem Óptica Transdérmica, TOI, na sigla inglesa, foi a base para o desenvolvimento da plataforma do aplicativo.
Um sistema de inteligência artificial recebe a imagem captada, faz sua análise e emite um relatório. Por meio das imagens e utilização constante do aplicativo, é possível verificar quadros de melhora ou piora de indicadores de saúde.
Por enquanto, o aplicativo, de nome Anura, não está disponível para todos. Seu uso será inicialmente concentrado em clínicas e hospitais parceiros. Espera-se que, com investimentos e interesse em desenvolver ainda mais a tecnologia, em breve todos poderão ter acesso ao aplicativo ou a uma versão dele.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025