Economia
Exclusivo: Descubra Quem Está Sob o Radar do Pente-fino do Bolsa Família
Governo Federal vai realizar um pente fino entre beneficiários do Bolsa Família para averiguar irregularidades, a partir de março. Veja quem são os alvos da operação.
O programa Bolsa Família será retomado a partir de março deste ano. O programa foi substituído pelo antigo Governo pelo Auxílio Brasil. Na retomada, umas das promessas de campanha do atual presidente (Lula) foi fazer um pente-fino entre os beneficiários.
A medida visa analisar a situação cadastral dos beneficiários e se estão dentro dos critérios do programa social. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o período de análise vai de março a dezembro de 2023.
O longo período de análise é para evitar longas filas de espera das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), portanto, caso o cidadão não tenha sido chamado para comparecer a uma das unidades, não precisa se preocupar com a atualização de seu cadastro.
Atualmente, são 21,8 milhões de pessoas recebendo o benefício. No pente-fino do governo ,5 milhões de cadastros serão averiguados. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias:
“O objetivo dessa iniciativa é abrir a porta e dar as mãos aos mais pobres, incluir quem está de fora e corresponde aos critérios e excluir quem está recebendo irregularmente. Quem realmente precisa da transferência de renda não será desligado.“
A estimativa da Controladoria-Geral da União é que cerca de 2,5 milhões de famílias recebam o benefício do Governo de forma irregular, ou seja, sem estar dentro dos critérios exigidos para ser contemplado com o auxílio financeiro.
Nos últimos dois anos, o número de pessoas contempladas foi de 14 milhões para 22 milhões. O Ministério do Desenvolvimento Social aponta que a razão para esse aumento pode ser por causa de mais de um membro da mesma família estar recebendo o benefício, gerando pagamento duplicado para o mesmo grupo familiar.
Veja quais os principais pontos a serem averiguados no pente-fino do Bolsa Família
- pessoas que fazem parte do mesmo grupo familiar;
- famílias com rendimento maior que o permitido (R$ 210 per capita);
- pessoas que estão com dados desatualizados no sistema do Cadastro Único.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga