Conecte-se conosco

Investimentos

Executivos do HSBC criticam o marketing em volta da IA

CogX Global Leadership Summit.

Publicado

em

Um número crescente de empresas de serviços financeiros está destacando os benefícios da inteligência artificial para aumentar a produtividade e melhorar a eficiência operacional. No entanto, segundo Edward J Achtner, chefe de IA generativa do HSBC, muitas dessas organizações não estão conseguindo traduzir essas promessas em resultados concretos. A informação é da CNBC.

Durante um painel no CogX Global Leadership Summit, realizado no Royal Albert Hall, em Londres, Achtner comentou: “Sinceramente, há muito teatro de sucesso por aí.” Ele participou da discussão ao lado de Ranil Boteju, líder de IA do Lloyds Banking Group, e Nathalie Oestmann, chefe da NV Ltd, uma consultoria para fundos de capital de risco. Achtner enfatizou a importância de ser seletivo nas iniciativas de IA, afirmando que “temos que ser muito clínicos em termos do que escolhemos fazer e onde escolhemos fazê-lo.”

O líder de IA do HSBC compartilhou que o banco, com 150 anos de história, começou a adotar a inteligência artificial após o lançamento do ChatGPT, o popular chatbot da OpenAI, em novembro de 2022. O HSBC já possui mais de 550 casos de uso da IA em suas operações, que vão desde o combate à lavagem de dinheiro e fraude até o suporte a funcionários com sistemas de IA generativa.

Inteligência Artificial: IA

Ele mencionou uma parceria com o Google para utilizar tecnologia de IA na prevenção de lavagem de dinheiro e mitigação de fraudes, uma colaboração que já está em vigor há vários anos. Achtner também destacou que a abordagem em relação à IA generativa deve ser distinta, uma vez que, embora ofereça oportunidades significativas, também apresenta riscos diferentes.

Essas declarações ocorrem em um momento em que outros líderes do setor financeiro, especialmente de startups, têm feito afirmações ousadas sobre a eficiência e as reduções de custos resultantes de investimentos em IA. A Klarna, por exemplo, afirmou que está utilizando a IA para compensar a perda de produtividade gerada pela diminuição de sua força de trabalho. O CEO Sebastian Siemiatkowski anunciou em agosto que a empresa havia reduzido o número de funcionários de 5.000 para 3.800, o que representa uma diminuição de cerca de 24%, e está considerando reduzir ainda mais, para 2.000, embora não tenha especificado um cronograma para isso.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS