Automobilística
Existe um dia da semana em que ocorrem mais acidentes de trânsito?
Se você acha que tem um dia da semana com índices maiores de acidentes no trânsito, saiba que isso já foi comprovado!
Pode ser uma surpresa para uns e o esperado para outros, pois os dias que mais são contabilizados acidentes de trânsito são os dias em que as pessoas mais saem de casa com os seus carros: sexta-feira e sábado.
A sexta-feira é o último dia útil da semana e normalmente as pessoas consideram como um dia para se divertir, já que o sábado será um dia de folga. Os acidentes, muitas vezes, não são provocados pela diversão, mas sim quando pessoas alcoolizadas colocam a própria vida e a vida de outras pessoas em risco ao pilotar um carro nessas condições.
Em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a empresa Zignet formalizou um estudo com base em dados no IBGE e no Detran, verificando junto ao governo e as secretarias de trânsito para buscar entender se realmente existe um dia da semana em que ocorrem mais acidentes.
Os dias são sexta e sábado, conforme já dito, e outra surpresa pode ser a segunda-feira em terceiro lugar do dia com mais acidentes. No domingo, por ser um dia de descanso para muitos, é o dia da semana com menos registros de acidentes. Confira a pesquisa feita pela Zignet.
Por qual motivo os acidentes são mais propícios às sextas, aos sábados e aos domingos?
De acordo com a instrutora de trânsito Anna Maria Garcia Prediger, em entrevista ao Portal de Trânsito, o maior problema é o comportamento das pessoas.
“Sexta-feira é o dia de início da folga da maioria das pessoas. É nesse dia que o pessoal relaxa e que também ocorrem os encontros sociais, a balada, o happy hour, o barzinho, etc. Esse ‘relaxamento’ por si só já pode provocar a perda de atenção e do foco no trânsito”, apontou Anna Maria Garcia.
É proibido dirigir alcoolizado, sendo para o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) como infração gravíssima com o valor multiplicado em dez vezes, podendo perder o direito de dirigir.
“Essa droga, além de lícita, é altamente social, e, nas rodas de amigos, acaba sendo quase uma exigência que todos a consumam. Com isso, muitas pessoas acabam bebendo, mesmo sabendo que é proibido para a condução de um veículo, por conta dessa pressão social”, apontou a especialista de trânsito.
Além do motivo ser por conta do álcool, a pesquisa da empresa Zignet apontou que a maioria dos acidentes é causado por homens. A quantidade de acidente, de acordo com os dados, é sempre superior aos homens, comparado aos dados de acidentes causados por mulheres.
Outro ponto interessante é o fator idade: os acidentes são causados por pessoas entre 18 e 24 anos de idade e por pessoas de 40 a 49 anos de idade, independente se homem ou mulher. Além disso, a maioria dos acidentes é causado por carros, com mais de 600 mil acidentes registrados. Já por motocicletas, a marca ultrapassa mais de 200 mil acidentes.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Empresas2 dias atrás
Tupy reverte lucro e registra prejuízo de R$ 12 mi no 1TRI25
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Finanças2 dias atrás
Se for apostar online, cuidado! Veja dicas valiosas para não contrair dívidas
-
Empresas2 dias atrás
Dasa reduz prejuízo para R$ 111 milhões no 1TRI25
-
Agronegócio23 horas atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta