Conecte-se conosco

Agronegócio

Exóticas e exuberantes: conheça mais sobre as formosas tulipas

Separamos algumas dicas imprescindíveis para você que quer obter sucesso no cultivo dessa belíssima espécie.

Publicado

em

A flor tulipa é uma espécie que possui diversas cores e o seu manejo depende de alguns cuidados especiais para o sucesso de sua floração.

Muito belas, as tulipas, flores de origem persa, antigamente eram consideradas uma preciosidade que só podia ser plantada em jardins reais.  Hoje, as tulipas são amplamente utilizadas em vários lugares do mundo na forma de buquê, arranjos de vasos, enfeites para mesa e até para ornamentar ambientes.

E se você é amante dessas belezas e tem especial interesse em aprender mais sobre as condições de cultivo da planta, confira algumas dicas imprescindíveis para obter sucesso no cultivo das tulipas. Acompanhe!

Reprodução: freepik

Cultivo

Escolha um bulbo de tulipa grande e saudável sem sinais de rachadura. O manuseio do bulbo da tulipa necessita de cuidados especiais, pois essa planta libera uma substância que causa irritações. Sendo assim, manipule o bulbo da tulipa em local aberto e evite o contato direto com a substância.

Escolha um vaso de bom tamanho que apresente orifícios de drenagem. Preencha com substrato próprio para tulipas. Esse item pode ser facilmente adquirido em lojas e viveiros especializados.

Como o Brasil é um país com temperaturas elevadas e as tulipas são originárias de regiões frias, coloque pedras de gelo misturadas ao substrato do vaso. Coloque o vaso próximo de janelas para que sua planta pegue sol indireto.

As regas devem manter a terra umedecida e jamais encharcada, porque o excesso de água propicia a proliferação de fungos e bactérias que prejudicam a planta.

Além disso, a adubação deve ser feita periodicamente, para que a tulipa se desenvolva adequadamente. Também é importante manter a tulipa sempre longe de insetos e animais. 

As podas de limpeza também devem ser feitas para manter a planta sempre saudável. Sendo assim, retire as folhas e flores murchas com uma tesoura rente ao caule. 

Depois da floração, quando as flores murcharem, retire o bulbo da terra, limpe com um pano e guarde em local fresco e arejado por três meses.

Após três meses de “descanso”, plante o bulbo em um vaso e coloque na geladeira por seis meses. Regue periodicamente enquanto o bulbo estiver na geladeira. Quando completar seis meses de geladeira, retire o vaso e deixe em local arejado.

Cerca de dois meses após o processo, a planta poderá florescer novamente, a depender das condições de cultivo.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS