Conecte-se conosco

Tecnologia

Experimento inusitado coloca pendrive em carregador de iPhone: o que acontece?

Experimento revela limites e riscos dessa curiosa experiência.

Publicado

em

Um experimento inusitado chamou atenção: conectar pendrives a carregadores de iPhone. Embora à primeira vista possa parecer um teste sem propósito, ele traz à tona questões sobre segurança e curiosidades tecnológicas.

O objetivo era simples: entender o que acontece quando um stick USB é introduzido em um carregador da Apple.

Utilizar um cartão de memória conectado à eletricidade é certamente algo incomum. A partir dessa premissa, a interação foi testada entre os pendrives e variados adaptadores de energia.

A ideia não era apenas pura curiosidade, mas explorar possíveis consequências desse tipo de conexão. Nesse experimento, buscou-se verificar se algo extraordinário ou perigoso ocorreria.

Felizmente, e talvez por causa das precauções tomadas, nada explosivo ou avassalador foi registrado. No entanto, certas observações valeram a pena.

Experimento empregou alguns modelos específicos de adaptador – Imagem: Reprodução/Applesfera

Metodologia do experimento

Para implementar essa experiência de modo seguro, alguns tipos de precauções, itens específicos e métodos foram empregados.

Para realizar o teste, foram selecionados três modelos de adaptadores e pendrives.

Diferentes combinações foram testadas, sempre com o uso de um adaptador USB-A para USB-C quando necessário. Veja os modelos:

  • Adaptador USB-A de 5W: modelo antigo da Apple utilizado até o iPhone 11;

  • Adaptador USB-C de 67W: Usado no MacBook Air M1;

  • Adaptador USB-C de 20W: Recomendado para iPhones mais recentes.

Observações e resultados

Ao conectar os pendrives, a única reação foi uma luz que acendeu para indicar a recepção de energia. Nada mais ocorreu; não houve telas projetadas ou curtos-circuitos.

Isso demonstra que os adaptadores reconhecem a conexão, mas fornecem energia mínima por segurança.

Potenciais riscos e precauções

Embora o teste tenha sido seguro, ele ressalta um alerta: o uso de adaptadores de má qualidade pode acarretar riscos.

Adaptadores não certificados ou danificados podem liberar energia excessiva, prejudicar os pendrives e potencialmente ocasionar perda de dados.

Em suma, enquanto o experimento revelou que não há perigo iminente de explosões, ele reforça a importância da segurança ao usar tais equipamentos.

Conectar dispositivos de forma inadequada pode causar danos irreversíveis aos dados, mesmo que não provoque desastres imediatos.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS