Conecte-se conosco

Agronegócio

Exportação de milho registra queda de 42% neste ano

Elevados preços internos e quebra de safra de estados importantes com PR, SP E MS influenciaram na queda da exportação

Publicado

em

De acordo com os dados do Boletim Logístico da Conab, em relação à safra anterior, o cenário de exportação de milho apresenta uma forte redução, com uma queda de 42,5%, saindo de 29,55 para 16,99 milhões de toneladas exportadas entre os meses de janeiro a novembro.

Os elevados preços internos acima da paridade de exportação, que favoreceram a reorientação dos mercados tradicionais de exportação no segundo semestre, além da quebra de safra de estados importantes como Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás, influenciaram na queda da exportação do milho.

Em novembro, houve a valorização do dólar e consequentemente, o preço dos cereais na Bolsa de Chicago elevaram, saindo de USCents 97,00 para 103,00/bu nos portos brasileiros. É possível que alguns produtores ainda tenham estoques de milho que precisa ser negociado para exportação. Essas negociações muitas vezes vêm do estado do Mato Grosso, devido a baixas perdas.

Vale destacar a diferença nos embarques no Estado de Goiás que caiu drasticamente de 3,59 milhões de toneladas para 885,71 mil toneladas no ano, indicando o impacto das perdas de produção na dinâmica da movimentação de cargas de grãos.

Porém, percebe-se que mesmo que os embarques de milho tenham caído fortemente neste ano, o impacto no volume total do complexo portuário do Arco Norte não é tão bom quanto o do porto de Santos, incluindo o aumento dos embarques do porto de Itacoatiara.

Além disso, espera-se que na próxima safra a quantidade de milho transportada por esses portos aumente significativamente, podendo representar mais de 50,0% do total das exportações de milho.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS