Conecte-se conosco

Agronegócio

Exportação de soja do Brasil já ultrapassa 2,73 milhões de toneladas em outubro

Volume supera o registrado no mesmo período do ano passado

Publicado

em

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) informou que o volume das exportações brasileiras de soja ultrapassaram o registrado no mesmo período do ano passado. No acumulado deste mês até a quarta semana, foram 2,73 milhões de toneladas, volume que já supera em 12,8% o total de grãos da oleaginosa enviado ao exterior em outubro de 2020.

A média diária de embarques chega a 182,28 mil toneladas. No ano passado, essa média era de 121,11 mil toneladas.

Ao mesmo tempo, o ritmo de plantio de soja também supera as médias. Até o fim da última semana, a área ocupada pela oleaginosa na safra 2021/22 do Brasil estava 38% plantada, segundo um levantamento da AgRural. O índice é o segundo mais alto para esta época do ano, atrás apenas da safra 2018/19.

Na ocasião, os produtores aproveitaram os momentos de tempo aberto para acelerar o plantio. Em Mato Grosso e no Paraná, os agricultores já se aproximam do fim das plantações.

 

Publicidade
Comentários

Agronegócio

Aprenda a plantar manjericão em casa pela semente

O manjericão é uma erva que combina com muitos pratos e bebidas, por isso vamos te ensinarcomo plantar manjericão em casa.

Publicado

em

Aprenda a plantar manjericão em casa pela semente

O manjericão é uma plantinha com sabor sem igual e cai muito bem em sopas, pizzas, saladas, massas e até com queijos numa tábua de frios.

Veja também: Após design polêmico, HB20 mudará novamente seu visual em 2022

Essa planta é muito aromática e refrescante, sendo utilizada até em drinks tropicais para deixá-los saborosos. Por isso, vamos te ensinar como plantar manjericão em casa, bem como uma receita simples de um drink com manjericão para alegrar seu dia.

Benefícios

Antes de tudo, é importante dizer que o manjericão é rico em óleos essenciais, como eugenol e linalol, que dá propriedades analgésicas, ansiolíticas e anti-inflamatórias para a planta.

Seu uso também é muito comum na medicina popular para tratar gripes e resfriados, pois melhora o relaxamento dos músculos do pulmão e alivia a tosse.

Horta de Manjericão

Horta de Manjericão – Reprodução WITHGOD/SHUTTERSTOCK

Ele também é rico em ácido ursólico, que têm atividade antioxidante e anti-inflamatória que melhora a digestão e as funções do fígado.

Pelas suas propriedades antissépticas e antimicrobianas é utilizada para tratar feridas, na forma de uma pasta caseira feita com a planta e óleos vegetais e aplicada diretamente na pele.

Ademais, por ser um potente diurético pode ajudar na perda de peso por diminuir o excesso de líquido e a controlar a ansiedade relacionada a compulsão alimentar.

Como plantar pela semente

Apesar de ter muitos benefícios, o manjericão, no entanto, é muito simples de ser cultivado em casa. S

  • Em um vaso de tamanho médio coloque o substrato rico em nutrientes;
  • Faça buracos de 1cm de profundidade e coloque as sementes (3 por buraco);
  • Faça a primeira rega e mantenha o vaso em um lugar bem iluminado, com cerca de 3h diárias de incidência direta.

Essa planta não suporta muito vento, então prefira espaços internos, e nem excesso de água, pois pode apodrecer a planta.

Em nossos país a floração do manjericão ocorre entre dezembro e fevereiro, então após esse período é recomendado cortar as flores para que a planta cresça mais.

Receita de caipirinha com vodca, limão e manjericão

Separamos para você um drink bem brasileiro e refrescante para fazer com seus manjericões colhidos, para isso você vai precisar de:

  • Meio limão;
  • Algumas folhas de manjericão;
  • 2 colheres de açúcar;
  • 50mL de vodca.

Agora basta adicionar o limão (com a casca para cima), manjericão e açúcar em uma coqueteleira e amassar com o socador.

Por fim, é só completar com vodca e gelo, agitar bem e servir em um copo.

Para acompanhar mais dicas como essa basta clicar aqui!

Continue lendo

Agronegócio

Açúcar bruto chega a mínima de um mês na ICE

Preços caíram diante da preocupação com a nova variante da Covid-19

Publicado

em

O açúcar bruto e o arábica registraram queda na ICE. O primeiro atingiu a mínima de um mês, enquanto o segundo caiu, devido às preocupações dos investidores com a nova variante da Covid-19.

Para março, o açúcar bruto fechou em queda 2,8% a 19,35 centavos de dólar por libra-peso, ampliando o recuo do mercado de uma máxima de quatro anos e meio de 20,69 centavos de dólar, como foi estabelecida na semana passada.

Para especialistas, a baixa está associada ao preço do petróleo, que também caiu, à medida que é negociado ao seu menor nível (19,15) desde outubro. O declínio fez com que os níveis de suporte fossem violados, incluindo uma linha de tendência a 19,56 centavos de dólar.

Aqui no Brasil, a queda dos preços da energia pode fazer com que as usinas produzam mais açúcar e menos etanol, o que pode influenciar também nos valores comercializados do produto. Para março, o açúcar branco caiu 1,9% e fechou a 501,40 dólares a tonelada, após atingir a mínima de dois meses em 495,80 dólares.

O café arábica para março caiu 1% a 2,4295 dólares por libra-peso. Já o café robusta, mesmo com o atraso na colheita no Vietnã, principal produtor, subiu 0,8% para 2.308 dólares a tonelada para janeiro.

Continue lendo

Agronegócio

Mapa aprova consórcios de queijos e derivados

Produtos de 142 municípios brasileiros poderão ser comercializados a nível nacional

Publicado

em

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou os consórcios formados por produtores de queijos e derivados de proteínas animais de 142 municípios brasileiros e informou que os títulos de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) também serão entregues aos integrantes.

Dessa forma, pequenos produtores poderão aumentar sua renda, já que o reconhecimento dos consórcios agregam valor aos produtos, tornando-os mais visíveis, com a ampliação dos canais de distribuição.

Ao todo, 40 municípios de Santa Catarina, 30 do Paraná, 29 do Rio Grande do Sul, 26 do Mato Grosso do Sul e 17 de Minas Gerais serão beneficiados. E esse número pode aumentar, já que o Mapa informou que incentiva a formação de outros consórcios a se inscreverem no programa.

Para obter a equivalência dos seus serviços de inspeção, é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Mapa.

Continue lendo

MAIS ACESSADAS