Automobilística
Extintor em carros ainda pode acarretar multas? Entenda
Entenda o que diz a legislação sobre o uso de extintores. Veja quando é permitido não portar o equipamento e o que deve ser feito.
O uso do extintor de incêndio em automóveis passou a ser facultativo desde setembro de 2015. A mudança na legislação envolve utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Porém, o equipamento permanece obrigatório para todos os veículos usados comercialmente.
Leia mais: Vem aumento por aí! Preço médio da gasolina deve subir em 12 estados; Saiba quais são eles
Ou seja, veículos para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus e ônibus. Além de veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos. Todos estes precisam portar o extintor em seu interior. As informações foram divulgadas também pela Agência Brasil.
Obrigatoriedade
A obrigatoriedade do uso do extintor estava em vigor desde 1970. Na época, a decisão pelo uso opcional do equipamento foi tomada após encontros com representantes dos fabricantes de extintores. Além da participação do Corpo de Bombeiros e da indústria automobilística.
“Estudos e pesquisas realizadas pelo Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio”. Foi o que disse o governo na época, à Agência Brasil.
Os carros modernos cortam automaticamente o combustível em caso de colisão. A localização do tanque de combustível fora da cabine de passageiros e a flamabilidade de materiais e revestimentos também contribuíram.
Regras para uso
Autoridades de trânsito vão continuar a fiscalizar o uso de extintores de incêndio nos veículos em que seu uso é obrigatório. Será aplicada punição para quem não estiver com o equipamento ou para quem estiver com o equipamento vencido. A punição inclui multa e cinco pontos na carteira de habilitação.
Além disso, os motoristas que optarem por portar o equipamento devem seguir as regras. Ou seja, mesmo que não seja obrigatório, quem decidir utilizar o extintor deve tê-lo de modo adequado.
O extintor correto é o de pó químico do tipo ABC e é preciso que o equipamento esteja dentro da validade. Do contrário, as mesmas sanções serão aplicadas aos motoristas, mesmo que o uso não seja obrigatório. Por isso, tenha atenção ao portar um extintor dentro do carro.

-
Bancos15 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF12 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia7 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas4 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação