Conecte-se conosco

Agronegócio

Faça você mesmo! Aprenda a tingir flores naturais e dê mais cor ao jardim

Saiba como modificar a cor das flores da sua casa de formas bem simples e aproveite para deixar o ambiente mais alegre a partir dessas dicas.

Publicado

em

Existe uma gama muito grande de flores coloridas na natureza, todas, em geral, muito exuberantes e cheias de peculiaridades. Algumas espécies, contudo, não são capazes de gerar naturalmente alguns tipos de cores, e, por isso passam por um processo de tingimento, que acaba alterando a tonalidade das flores. É o que acontece com as orquídeas. Você provavelmente já viu orquídeas azuis a venda por aí, não é mesmo?

Pois saiba que essa cor é resultado de uma manipulação que consiste na injeção de uma tinta azul especial e não toxica no caule de orquídeas brancas. O resultado é incrível!

E se você ficou curioso e quer fazer o teste nas plantinhas da sua casa, nos separamos um método fácil que vai te permitir fazer híbridos maravilhosos. No mais, vamos utilizar ingredientes simples de manipular e que não agridem as plantas. Vamos lá!

Tingindo flores frescas com corante alimentício

É importante ressaltar, antes de mais nada, que a escolha das flores vai fazer toda a diferença no processo, já que o tingimento de flores frescas envolve adicionar corante à água para que as flores o absorvam. O corante é absorvido por qualquer flor que receber água colorida, mas só aparece nas que têm pétalas claras. Por isso, escolha flores brancas! Dê preferência por rosas brancas, margaridas, crisântemos e outros.

Você pode utilizar corantes alimentícios líquidos nas cores amarelo, vermelho, verde, azul e até mesmo mistura-los.

Assim, encha um vaso com água fria suficiente para que as hastes das flores fiquem completamente imersas. Adicione o corante de sua preferência. Faça um arranjo de flores e deixe na água por cerca de 3 horas.

Quando achar que a cor está como você deseja, remova-as da água e substitua a água do vaso. Para manter as flores frescas, você deve trocar a água todo dia. Uma vez absorvida, a tinta ficará nas pétalas até que as flores sequem. O resultado é encantador!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS