MEI
Facilidade para MEIs: emissão de Nota Fiscal nunca foi tão simples
A partir de setembro, a emissão de nota fiscal pelo sistema nacional ficou obrigatória para todos os MEIs.
O MEI, ou Microempreendedor Individual, é um regime simplificado de formalização de pequenos negócios no Brasil. Ele foi criado para facilitar a legalização de empreendedores que atuam por conta própria, com faturamento limitado, e desejam obter diversos benefícios e direitos como empresários.
Desde o início de setembro, por conta de uma nova lei, todos os MEIs agora têm a obrigação de adotar a Nota Fiscal de Serviços eletrônica de formato nacional como meio de emissão, deixando para trás a prática anterior de emitir notas nos sites das prefeituras.
Qual o motivo para as mudanças?
Essa mudança segue as diretrizes governamentais com o objetivo de padronizar o processo de emissão e simplificar as obrigações dos prestadores de serviços. A NFS-e atualizada pode ser gerada através do portal gov.br/nfse ou pelo aplicativo NFS-e-Mobile, disponível para sistemas Android e iOS.
Se você deseja emitir sua nota, lembre-se que ao entrar no Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica, é necessário se cadastrar na plataforma em seu primeiro acesso.
Se você optar por baixar no celular, também é possível. Basta acessar a loja de Apps do seu aparelho e fazer o download. Apenas lembrando que também é necessário fazer o cadastro.
Com o acesso autorizado, clique em configurações. Em seguida, você deve preencher os campos com o e-mail e telefone que serão utilizados para a sua nota fiscal.
Selecione no campo valor aproximados dos tributos a terceira opção: não informar nenhum valor estimado para os tributos. Depois disso, você já está pronto para acessar o Emissor de NFS-e.
O Sebrae, em parceria com o governo, está oferecendo recursos valiosos, incluindo orientações passo a passo e vídeos informativos, para auxiliar os MEIs no registro correto e na emissão das novas notas fiscais. Os links para esses materiais instrutivos podem ser encontrados no Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica.
Além disso, o portal também permite que prestadores de serviços que excedam o limite de faturamento do MEI (ou seja, acima de R$ 81 mil por ano) emitam notas fiscais, desde que exista um convênio ativo entre o município e a plataforma.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira22 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia17 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?