Tecnologia
Faltam apenas cinco capitais para ativar o 5G. Quando o sinal chegará nesses locais?
A decisão será oficializada em um encontro com membros da Anatel. Confira a matéria e saiba quando o 5G chegará a todas as capitais do país!
Finalmente, o sinal da quinta geração está prestes a chegar em todas as 27 capitais do Brasil. De acordo com o cronograma, a partir do próximo dia 6 de outubro, as cinco capitais restantes – Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco – poderão fazer a ativação do novo sinal.
Desta forma, conclui-se a fase primária da operação da nova tecnologia de conexão em torno de todas as capitais brasileiras, atentando à margem do cronograma estabelecido pela Anatel, já dentro de alguns atrasos.
Ainda não está oficializado quando a liberação para a faixa de 3,5 gigaherts (GHz) do 5G começa a circular por esses 5 novos municípios. A decisão será oficializada em um encontro com os membros da Anatel, que está acompanhando a limpeza das faixas de funcionamento de todo o sistema de internet da nova geração.
A ativação dos sinais só ocorre após a aprovação da agência, que depende da aprovação do conselheiro Moisés Moreira. Segundo o presidente do grupo, uma reunião para confirmar a conclusão do trabalho e autorizar o funcionamento será convocada para o dia 4 de outubro, ainda dentro da margem já estabelecida.
Segundo uma decisão do conselho diretor da Anatel, foi decidido no mês de agosto que a tecnologia precisaria estar presente e disponível para uso em todo o Brasil até o dia 28 de outubro. Posteriormente a essa data, todas as operadoras teriam o prazo de 30 dias para fazer a ativação do sinal, sendo a data final para a ativação o dia 27 de novembro de 2022.
Na semana passada, a Anatel aprovou o funcionamento da nova tecnologia 5G em mais sete capitais brasileiras. O procedimento de ativação do sinal teve início no dia 6 de julho, em Brasília, chegando apenas em 4 de agosto a São Paulo.
Houveram diversos atrasos dentro desses cronogramas, principalmente por conta das adversidades da pandemia da Covid- 19, que acabou colocando diversas partes do mundo em lockdown, inclusive o grande fornecedor de matéria prima da operação, a China.
Vale ressaltar também que é de extrema importância que a nova geração de conexão chegue para todo o Brasil o mais rápido possível, já que a velocidade 5G promete ser 20 vezes maior do que a velocidade atual do 4G. Essa qualidade de conexão é exatamente o que as novas tecnologias estão pedindo.
Além da aprovação final para as capitais, por definição da própria Anatel, as operadoras de telefonia precisarão fazer a instalação de uma antena 5G para cada 100 mil habitantes. Esse procedimento também foi adiado por conta dos atrasos com o recebimento dos materiais, o que acabou impactando a entrega do projeto por inteiro.
Confira quais capitais já possuem a tecnologia 5G disponível: Aracaju (SE); Brasília (DF); Belo Horizonte (MG); Boa Vista (RR); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Fortaleza (CE); Florianópolis (SC); Goiânia (GO); João Pessoa (PB); Maceió (AL); Natal (RN); Palmas (TO); Porto Alegre (RS); Recife (PE); Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São Paulo (SP); Teresina (PI); e Vitória (ES).

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium