Saúde
Farmácia Popular: saiba como pegar fraldas e medicamentos gratuitos
Conhece a Farmácia Popular? O programa oferece diversos medicamentos de forma gratuita ou com grandes descontos. Saiba como conseguir.
A Farmácia Popular é um programa do Governo Federal que permite que a população brasileira, principalmente os mais necessitados, consigam tirar medicamentos, fórmulas e fraldas de forma gratuita ou com um bom desconto em todos os estabelecimentos conveniados. Você já fez uso da medida? Veja mais detalhes.
Farmácia Popular
A única coisa que o paciente precisa apresentar é uma receita médica e um documento de identidade com foto. Diferente do que todos pensam, a receita não precisa se proveniente de médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), o que facilita muita coisa. Sendo assim, o programa também aceita receitas de médicos particulares.
O programa faz parte da Atenção Primária à Saúde e serve como prevenção de agravamento de doenças e superlotação dos sistemas de saúde. Nestas farmácias, são oferecidos medicamentos para a hipertensão, diabetes, osteoporose, asma e muitos outros.
Vale, inclusive, lembrar que são oferecidos também anticoncepcionais e faldas geriátricas. Estes têm descontos de até 90% para quem não apresenta condições de comprá-los.
No site gov.br, na área de saúde, é possível encontrar os requisitos necessários para compra destes itens. O programa atende mais de 21 milhões de brasileiros e é um dos principais programas do Governo Federal. Ele também é o que mais contribui para a distribuição de medicamentos pelo SUS.
No ano passado, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, foram distribuídos 14,3 bilhões de medicamentos no país. Até junho deste ano, o número chegou a 7,2 bilhões de remédios distribuídos.
Para saber qual é a farmácia mais próxima de você que é conveniada com o programa, o ministério disponibiliza uma página que separa por cidade e região. Você pode encontrá-la neste endereço.
Entre os medicamentos entregues gratuitamente pela Farmácia Popular, podemos apontar o Brometo de Ipratrópio e Sulfato de Salbutamol para asma; Insulina humana e Cloridrato de Metformina para diabetes; e Captopril e Hidroclorotiazida para hipertensão.
Além disso, há aqueles medicamentos com descontos. Entre eles, nós vemos o Noretisterona e Etinilestradiol + Levonorgestrel, que servem para a anticoncepção; Sinvastatina que é para o colesterol; Carbidopa + Levodopa para doença de Parkinson; Alendronato de Sódio para osteoporose; e Budesonida usado para tratar a rinite.
No portal do Ministério da Saúde, é possível conferir a lista completa de medicamentos gratuitos e aqueles com desconto que ficam disponíveis no programa. A consulta pode ser feita no endereço logo acima.
Cortes na Farmácia Popular
Embora se trate de um programa muito importante e que ajuda milhares de brasileiros, o projeto de Orçamento que o atual presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso previa um corte de verba de 60%, o que pode afetar – se aceito e aprovado – a entrega de certos medicamentos.
Muitas instituições apontam a falta de remédios por todo o país, então um corte desse tipo afetaria o setor de saúde em todas as esferas. A população conta agora com uma visão diferente do novo governo sobre o programa.

-
Bancos21 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF18 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia13 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas10 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp