Conecte-se conosco

Tecnologia

Fechadura eletrônica: ter ou não ter em casa? Prós e contras para avaliar antes de decidir

Cada opção tem seus benefícios e desafios, então a decisão depende do que é mais importante para você e seu estilo de vida.

Publicado

em

Hoje em dia, muitos estão optando por fechaduras eletrônicas em vez das convencionais. Elas funcionam com eletricidade, permitindo abrir e fechar portas usando senhas, cartões, controle remoto ou smartphones. Contudo, como tudo, apresentam seus prós e contras.

Por isso, aqui estão três razões para escolher uma fechadura eletrônica e três para pensar duas vezes. A decisão é sua!

Por que escolher uma fechadura eletrônica?

Facilidade de uso: Esqueça as chaves tradicionais. Com uma fechadura eletrônica, você utiliza senhas, cartões ou até mesmo o seu smartphone para entrar em casa. Isso significa menos preocupação com chaves perdidas e mais comodidade, sobretudo se você tem o hábito de esquecer esse item por aí.

Tecnologia e segurança aprimoradas: As fechaduras eletrônicas podem ser conectadas a sistemas de automação residencial, permitindo o controle remoto e podendo ser programadas para trancar e destrancar em horários pré-definidos. Adicionalmente, muitas delas enviam notificações quando alguém entra ou sai, o que aumenta a segurança.

Controle de acesso sob medida: Estas fechaduras permitem que você decida quem entra em sua casa. É possível configurar acessos específicos para familiares, amigos e até prestadores de serviço. Você pode criar códigos que expiram ou revogar acessos quando necessário, tudo isso sem a necessidade de trocar fechaduras físicas.

Motivos para repensar a fechadura eletrônica

Riscos de segurança cibernética: Como estão conectadas à internet, essas fechaduras podem ser alvos de hackers. Apesar das promessas de segurança reforçada por parte dos fabricantes, nenhuma tecnologia é inteiramente segura. Sem atualizações constantes, podem surgir vulnerabilidades. Acesse mais informações sobre barreiras de segurança em segurança.

Dependência de energia e tecnologia: Uma grande desvantagem é a necessidade de energia. Se faltar luz ou ocorrerem problemas técnicos, você pode ficar trancado fora (ou dentro) de casa. Aquelas que funcionam com bateria também podem falhar quando a carga se esgota.

Custo elevado: Em comparação às fechaduras convencionais, as eletrônicas são mais caras. Além do preço do dispositivo, podem haver custos com instalação profissional e, em alguns casos, necessidade de infraestrutura adicional, como sistemas de automação ou redes de conectividade, o que aumenta ainda mais o investimento.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS