Conecte-se conosco

Economia

Abia pede e Governo suspende ferramenta útil ao consumidor

Nutri Escolha, do Carrefour, deixa de informar sobre itens mais saudáveis e acessíveis

Publicado

em

Crédito: foodinnovation

Em mais um round de um conflito de seis anos, envolvendo o avanço da rotulagem nutricional no país e conflitos atávicos nas relações comerciais entre indústria e varejo, agora tem como duelistas a rede multivarejista Carrefour (CRFB3) e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), que foram à Justiça, a primeira para garantir o direito à informação ao consumidor, por meio da ferramenta nutricional Nutri Escolha, enquanto a entidade luta para impedir seu funcionamento.

Funcionamento suspenso – Enquanto a questão não é resolvida de vez, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) – órgão do Ministério da Justiça – determinou a suspensão da ferramenta nutricional, após acolher argumento apresentado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

Escala saudável – Como indicador nutricional, o Nutri Escolha classifica produtos com pontuação de A à E, partindo de uma escala em que a letra A é considerada mais saudável, enquanto a E, no polo oposto, a orientação é para que o consumo do item seja feito com moderação. Mediante o cruzamento desses dados com os de preços, o sistema digital sugere ao consumidor, em tempo real, opções mais saudáveis, mas também mais baratas.

Carrefour notificado – No mês passado, a Senacon já havia notificado o Carrefour, além de pedir à empresa esclarecimentos sobre a nova funcionalidade, dentro do aplicativo “Meu Carrefour”.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS