Conecte-se conosco

Artigos

Mecanismo de devolução PIX: Já está no ar ferramenta que pretende evitar fraudes

No dia que o PIX completa um ano, Banco Central libera mecanismo de devolução para evitar fraudes. Clique aqui para saber mais.

pix

Primeiramente, nessa terça-feira, 16, o Banco Central divulgou o mecanismo de devolução de valores do PIX. A nova ferramenta marca um ano da plataforma no Brasil. O intuito do mecanismo de devolução é prevenir fraudes e também falhas operacionais, demandas feitas no decorrer desse um ano de funcionamento do PIX.

Anteriormente, o BC já estava organizando formas de proteger os usuários, como o caso do limite de R$ 1 mil nas transições do período noturno.

(LEIA: “Pix: Limite de R$ 1 mil para operações à noite começa a valer” clicando aqui

Com mais esse ajuste, o BC pretende ampliar a funcionalidade, qualidade e segurança do PIX. Saiba como vai funcionar o sistema de devoluções!

Devoluções em suspeita de fraudes

Para que a devolução seja possível, deverá haver uma suspeita de fraude ou uma verificação de falha operacional no sistema.

Mas como funciona essa denúncia de suspeita de fraudes?

O BC informou que a instituição que utilizar o mecanismo de devolução PIX deverá notificar o usuário quanto a realização do débito na conta.

Além disso, a transação de devolução irá constar no extrato, para um maior controle dessas movimentações. Quem recebe indevidamente recursos, independente de ser por falha ou fraude, pode devolver o valor ao usuário doador com a função que já existia anteriormente.

A mudança vem então com a possibilidade da instituição de relacionamento do usuário recebedor iniciar o processo de devolução.

Mais novidades chegando!

Por fim, o Banco Central também já anunciou outras novidades para o PIX. Uma dessas novidades são os recurso Pix Saque e Pix Troco.

Disponíveis a partir do dia 29 desse mês, os novos mecanismos possibilitarão a obtenção de troco em estabelecimentos comerciais e demais localidades públicas. Com o Pix Saque, o cliente pode fazer o saque em qualquer ponto em que o serviço for ofertado, como comércios, caixas eletrônicos e afins.

A função utilizará do sistema QR Cody para retirar o dinheiro na boca do caixa da instituição financeira escolhida.
Já o Pix troco, permite que o saque durante o pagamento de uma compra, basta que o cliente faça um pix com valor equivalente ao valor da compra somado ao valor do saque para ter o troco em espécie.

Gostou das novidades? Tem muito mais para saber sobre o PIX e demais ferramentas de finanças no Capitalist. Acesse aqui!

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS