Conecte-se conosco

Economia

FGTS: Aprenda como utilizar a grana para a compra da casa própria

O saque do FGTS só é permitido em condições previstas nas regras da Caixa, entre elas o uso para a compra da casa própria.

Publicado

em

FGTS para comprar casa

Ter um lugar para chamar de seu é o sonho de muitos brasileiros e, para ter a casa própria, o recurso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma porta de entrada.

Leia mais: Novo decreto sobre o Vale-alimentação. Entenda o que acontece com essa mudança

O FGTS é um direito garantido a todo trabalhador brasileiro que tenha a carteira assinada. Apesar disso, o valor disponível no fundo só pode ser sacado em algumas situações específicas. A compra da casa própria é uma delas.

FGTS na casa própria

O fundo é um recurso que fica disponível situações específicas, entre as quais para o trabalhador que quer comprar a casa própria. Assim, o dinheiro pode ser usado na entrada do imóvel e até mesmo no pagamento total – a depender do valor em conta.

Todos os meses os empregadores têm o compromisso de depositar 8% do salário no fundo de garantia. Dessa forma são contas em nome de cada funcionário na Caixa Econômica Federal.

Em linhas gerais, o FGTS é uma garantia que os trabalhadores têm em caso de demissão sem justa causa. Quando demitida, a pessoa tem direito ao saque total. O mesmo vale com a comprovação da compra da casa própria.

Enquanto o dinheiro fica parado na conta do trabalhador, ele pode ser usado pelo governo federal. Apesar disso, quem tem dinheiro pelo FGTS o contrato de financiamento precisa ser assinado dentro do Sistema Financeiro Habitação (SFH).

Por exemplo, o FGTS pode ser usado como recurso para dar entrada no imóvel ou até mesmo para reduzir as parcelas. Hoje em dia, por meio do aplicativo FGTS, os interessados conseguem fazer até mesmo o saque digital.

O processo é rápido e simples. Depois de fazer a solicitação pelo aplicativo, o valor do FGTS fica disponível na conta do trabalhador no prazo máximo de cinco dias úteis, de acordo com a Caixa Econômica.

Também por meio do aplicativo do FGTS você consegue conferir todas as demais condições de saque, os valores e os documentos necessários para pedir o saque.

Entre os documentos estão o extrato e conta vinculada ao FGTS, assim como a carteira de trabalho para conferir o tempo de serviço. Além disso é preciso estar com a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS