Economia
Revisão do FGTS: Trabalhador com carteira assinada entre 1999 e 2013 pode entrar com ação
Instituto do programa lançou uma calculadora gratuita que considera o INPC em detrimento da TR. Faça o cálculo do valor!
Uma ação de revisão da taxa de correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode recuperar o rendimento do fundo para trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre os anos de 1999 e 2013.
Veja também: Saque do FGTS: Nova rodada começa a ser liberada no dia 2 de agosto
Estima-se que perda tenha afetado a remuneração de contas ativas e inativas em mais de R$ 2,7 bilhões somente no mês de maio deste ano. A ação de revisão do FGTS, que seria julgada pelo STF há dois meses, foi tirada de pauta e, até o momento, está sem previsão de quando será discutida.
Leia mais: Saiba como consultar e sacar o saldo do FGTS pelo celular
Com base no saldo acumulado, desde janeiro de 1999, os expurgos da chamada Taxa Referencial (TR) geraram uma perda de R$ 561 bilhões. Segundo o presidente do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador (IFGT), Mario Avelino, o índice de correção ideal deveria ser o INPC.
Isso porque a TR não traz o retorno financeiro necessário para compensar a inflação, gerando prejuízos financeiros aos trabalhadores e reduzindo seu poder de compra.
Como calcular a revisão
Trabalhadores que tiveram contribuição ao FGTS entre os anos de 1999 e 2013 tem a chance de dar entrada na revisão do fundo recorrendo a um processo na Justiça. Isso porque a decisão do STF beneficiará apenas esses casos.
Para o trabalhador ficar por dentro de quanto foi perdido, o IFGT lançou uma calculadora gratuita que considera o INPC em detrimento da TR. Basta selecionar os anos de atuação com carteira assinada e informar os valor dos salários mínimos recebidos naquele ano.
Reforçando que o valor a ser recebido vai variar conforme cada caso e períodos em que o trabalhador teve recursos depósitos no FGTS.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp