Conecte-se conosco

Automobilística

O fim de uma lenda: Fiat Uno está com os dias contados no Brasil

Um dos carros mais emblemáticos, desde o lançamento do Uno Mille, deve deixar o mercado nacional. Sucessores já vendem com ampla vantagem.

Publicado

em

fiat uno vai acabar

Os consumidores de automóveis brasileiros tendem a colecionar saudades. Isso é ainda mais frequente em situações que envolvem o mercado de automóveis. Em breve, o modelo mais vendido da Fiat em sua história deverá deixar as concessionárias. O Fiat Uno ficará apenas na lembrança e nas lojas de carros usados do país.

Leia mais: Não para: Gasolina sobe para R$ 9,66 em Noronha; Média nacional é de R$ 6,56

Herlander Zola, diretor de operações comerciais da Fiat, admitiu a possibilidade ainda em fevereiro deste ano. Contudo, os especialistas, colunistas e críticos do assunto apontam para 2021 como o último ano do Uno. Agora, ele deve ceder espaço exclusivo para seu “irmão mais novo”, o Fiat Mobi.

Fora de linha

Os últimos anos têm trazido algumas desilusões para os motoristas e proprietários de carros brasileiros. Só em 2021, mais de 12 modelos foram descontinuados – saíram de linha de produção. A notícias sempre gera tristeza nos fãs de determinados veículos. Até o final de 2022 mais automóveis devem seguir o mesmo caminho.

Parece que foi ontem que os Ford Ecosport e Ford Ka ainda estavam nas concessionárias. Os modelos mexeram com o coração do brasileiro, que ainda tenta superar o fim da produção. O mesmo deve ocorrer com os consumidores do Fiat Uno.

Fim do Uno

Pois é, como mencionado anteriormente, o Fiat Uno está na lista dos carros que devem deixar as concessionárias. Já com 37 anos de existência no mercado – desde a versão Mille, o compacto deixará saudades. Contudo, o design do Uno está defasado e ele não irá receber os novos motores da Stellantis.

O sucessor do Uno é o Fiat Mobi, campeão de vendas da categoria compacto. Além disso, é um dos carros mais vendidos do Brasil em 2021. O novato já ultrapassou com larga vantagem as vendas e a popularidade do Fiat Uno. Aliás, este só é vendido em uma única versão: Way 1.3.

Além dele, o Fiat Argo também ganhará mais espaço com a saída do tradicional Uno. Tanto o Argo quanto o Mobi estão alinhados com as tendências atuais do mercado automotivo.

Motivos

Em resumo, não valeria a pena investir tempo e dinheiro em adaptações necessárias ao Fiat Uno. O carro precisaria sofrer diversos ajustes para se adequar às novas políticas de emissões, em 2022, por exemplo. As mudanças começam no motor e passam até por itens de segurança. O veículo, que já é caro, ficaria ainda mais inflacionado.

Só entre janeiro e setembro deste ano, o Uno emplacou 18.960 unidades. É praticamente 1/3 do que somou o Fiat Mobi, por exemplo. Este atingiu 59.221 unidades vendidas no mesmo período.

Mais descontinuidade

Ainda sobre a Fiat, outros dois carros estão na reta para deixar de serem produzidos por aqui. O Grand Siena e o Fiat Doblò podem estar com os dias contados até o início de 2022.

O Grand Siena deve ceder espaço para o Fiat Cronos. O novo sedã da Fiat tem se destacado em volume de vendas e aceitação dos clientes. Já o Doblò vem assistindo suas vendas caírem gradativamente. Não há um substituto direto para o modelo, mas o novo SUV Pulse da Fiat pode preencher esse espaço. A saída do Doblò abre caminho para melhor assimilação dos clientes ao novo SUV da marca.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS