Economia
Fies 2025: Inscrições encerram nesta sexta-feira
Fundo de Financiamento Estudantil.
As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece vagas para o primeiro semestre de 2025, se encerram nesta sexta-feira (7), às 23h59 (horário de Brasília). O programa do Ministério da Educação (MEC) financia as mensalidades de estudantes do ensino superior em instituições privadas.
Este ano, o MEC disponibilizará mais de 112 mil vagas, divididas entre dois processos seletivos. Para o primeiro semestre, são 67.301 vagas, e para o segundo, 44.867. Desses, 50% das vagas serão destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e em situação de ativos.
Para participar, os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, disponível no site do Fies. A inscrição deve ser feita com o login no Gov.br, plataforma digital do governo federal. O candidato deverá preencher os dados pessoais, as informações sobre a escolaridade e, caso deseje concorrer a vagas destinadas a grupos específicos, como pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, deverá fazer a autodeclaração de seu perfil étnico-racial.
Fies 2025
O próximo passo é escolher três cursos, por ordem de prioridade, e indicar o estado, município e a instituição de ensino preferida. Após preencher os dados financeiros e os da família, o candidato deve salvar o comprovante de inscrição.
Os pré-selecionados no Fies Social, que atendem aos requisitos do programa, terão a possibilidade de contratar o financiamento integral, com o governo federal cobrindo até 100% dos custos educacionais.
Para se inscrever, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição desde 2010 e alcançar pelo menos 450 pontos na média das cinco provas, além de ter uma nota superior a zero na redação. Os candidatos na condição de “treineiro”, que fazem o Enem apenas para autoavaliação, não podem se inscrever no Fies.
O resultado
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro. Entre os dias 19 e 21 de fevereiro, os pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição. Os estudantes que não forem selecionados na chamada única entrarão para a lista de espera, que será convocada entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
O edital completo, com as regras e o cronograma do processo seletivo, foi publicado no Diário Oficial da União em janeiro.
(Com Agência Brasil).

-
Cotidiano17 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Economia15 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades2 dias atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]
-
Curiosidades1 dia atrás
Preço do Big Mac nos Estados Unidos choca consumidores