Economia
Fies destina metade das vagas de 2025 a inscritos no CadÚnico
Fundo de Financiamento Estudantil.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferecerá, ao longo de 2025, 112.168 novas vagas, das quais 56 mil serão destinadas exclusivamente a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).
A modalidade Fies Social, implementada em 2024, prevê financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de estabelecer cotas para grupos prioritários, como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. No primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes fizeram a migração do Fies tradicional para o Fies Social, segundo dados do MEC.
Das vagas anunciadas, 67.301 serão disponibilizadas no primeiro semestre e 44.867 no segundo. A oferta foi regulamentada pela Resolução CG-Fies nº 61/2024, publicada em 31 de dezembro. O documento também prevê a manutenção de oferta de vagas similares para os anos de 2026 e 2027, conforme o plano trienal do programa.
O Fundo
Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo financiar estudantes de graduação em instituições de ensino superior privadas que aderem ao programa e obtêm avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o fundo oferece condições especiais, como juros zero e uma escala de financiamento baseada na renda familiar do candidato.
Foco na inclusão
A criação do Fies Social representa um passo importante para ampliar o acesso à educação superior no Brasil. Com a destinação de metade das vagas a candidatos de baixa renda e inscrições no Cadúnico, o MEC busca atender grupos historicamente marginalizados e reduzir as desigualdades no acesso ao ensino superior.
O CadÚnico
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda no Brasil, permitindo que elas tenham acesso a programas sociais do governo. Ele reúne informações como renda, composição familiar, moradia e condições de vida, sendo utilizado para selecionar beneficiários de iniciativas como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica e outros programas federais, estaduais e municipais. Podem se inscrever no CadÚnico famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total de até três salários mínimos, bem como aquelas em situação de extrema vulnerabilidade.

-
Bancos1 dia atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?
-
Mundo2 dias atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Mundo1 dia atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Finanças13 horas atrás
Posso deixar toda a herança para um único filho? Entenda as regras
-
Bancos2 dias atrás
Feriadão de abril altera funcionamento dos bancos: veja o que muda
-
Bancos1 dia atrás
Golpe da selfie: como proteger suas finanças de fraudes bancárias
-
Tecnologia1 dia atrás
Aprenda a liberar espaço no WhatsApp sem perder informações valiosas
-
MEI1 dia atrás
MEI também pode se aposentar: descubra como garantir sua renda