Conecte-se conosco

Automobilística

Fim da alavanca de seta? Conheça a nova proposta da Volkswagen

Publicado

em

Diversos motoristas, enquanto dirigem, já se pegaram pensando em como seria útil se o uso da alavanca de seta fosse mais facilitado. Com certeza, tal coisa ajudaria a evitar muitos acidentes e tornaria o ato de dirigir algo muito mais prazeroso e despreocupado, não acha?

Ao que parece, os engenheiros da Volkswagen também tiveram o mesmo pensamento, pois foi recentemente registrado uma patente na qual o referido comando sofreu uma realocação para junto do aro do volante, tornando assim o ato de “dar seta” algo bem mais dinâmico para o condutor.

De acordo com um portal de notícias chamado Carbuzz, o registro da patente foi encontrado na Alemanha, e os botões que acionam a luz da seta encontram-se no interior da roda direcional do volante. Tais dispositivos podem ser tanto físicos quanto hápticos, comandos que o fabricante já utiliza no aparelho de ar-condicionado dos veículos.

Por que ocorreu essa mudança agora?

Essa modificação está longe de ser algo especial e, na verdade, faz parte de uma tendência que a marca alemã já vem demonstrando há algum tempo de produzir interiores mais minimalistas. Podemos citar, como exemplo, a linha de eletrificados da família ID, que possui somente dois comandos destinados ao vidro elétrico acionados por botão.

Por sua vez, esse comando fica na porta do motorista, e o Volkswagen fez questão de incluir outros recursos situados em alavancas na parte traseira do volante, pelo menos neste modelo. Uma dessas funcionalidades é o farol, que pode ser acionado por meio de um botão correspondente.

Assim, a multinacional germânica informa que mais recursos poderão ser realocados para o aro do volante, segundo a patente registrada pela empresa. Quando questionado sobre os motivos da mudança, a companhia revela que as modificações são vantajosas para o condutor, que não precisa tirar as mãos da direção para realizar tais tarefas.

Outra vantagem seria a adaptabilidade dos comandos, ou seja, o mesmo volante poderia ser usado em vários modelos, e ainda sim cada um poderia trazer funções distintas. Porém, tal tecnologia não é nenhuma novidade no mercado, e marcas conceituadas como Tesla e Ferrari já adotaram medidas semelhantes há algum tempo.

Por fim, esse tipo de simplificação traria benefícios também para a companhia, já que haveria uma boa economia de dinheiro, matéria-prima e mão de obra, caso não houvesse a necessidade de fabricar uma grande gama de botões diferentes voltados para carros diversos, e isso simplificaria o processo produtivo.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS