Conecte-se conosco

Automobilística

Volkswagen tremula: Efeito Tesla faz vendas despencarem na Alemanha!

Publicado

em

Volkswagen Gol

O cenário está longe de ser positivo para a Volkswagen, quando se trata de carros elétricos. A montadora alemã está enfrentando dificuldades e quedas na demanda, em razão do desinteresse e avanço de concorrentes.  

Isso já ficou evidente na China e, agora, segundo a imprensa local, ocorre também na Alemanha, sua terra natal. As metas anuais estipuladas pela empresa estariam abaixo do esperado.

Uma reportagem recente do site Handelsblatt informa que os pedidos estão em queda e que isso está afetando todos os modelos da linha elétrica da Volkswagen: ID.3, ID.4, ID.5 e ID.Buzz.

A própria empresa chegou a reconhecer publicamente o problema, por meio de um porta-voz. A explicação, segundo ele, está no fato de que todas as montadoras estão enfrentando certa relutância do consumidor em aderir aos carros elétricos.  

Elemento extra: Tesla!

Apesar desse cenário, existem ainda outros elementos contrários. No campo econômico, destaca-se a redução dos incentivos em alguns mercados da Europa. Já em relação ao mercado, a chegada da Tesla, de Elon Musk, tem sido a “cereja do bolo”.  

A montadora do bilionário está protagonizando uma guerra de preços em diversos mercados, inclusive na Alemanha, e isso tem impactado nas vendas da Volkswagen. Musk resolveu investir no país e está construindo uma fábrica gigante para produzir o Tesla Model Y.

Os representantes da Volks foram procurados pela reportagem do Handelsblatt para falar sobre o caso e reconheceram a situação. “A redução de preços da Tesla é um golpe fatal para a empresa“, disseram.

Números: Volkswagen x Tesla

A Volkswagen já produziu 97 mil unidades de veículos elétricos da linha ID na Alemanha, desde o começo deste ano. Apenas 73 mil desses foram vendidos e emplacados. Enquanto isso, a Tesla já vendeu mais de 100 mil unidades na região.  

Para controlar o estoque, a empresa alemã decidiu adotar a estratégia do layoff na fábrica que fica na cidade de Emden e a produção será paralisada por seis semanas.

Além disso, cerca de 300 dos 1,5 mil trabalhadores temporários que atuam na unidade não terão os contratos renovados no próximo mês.

No Brasil

Em relação ao Brasil, os planos da fabricante sobre o tipo de produto oferecido são um pouco diferentes. A Volks pretende lançar os modelos de carros elétricos mais para frente e seguir com veículos flex, nesse primeiro momento, e, em seguida, com carros híbridos.

Apesar disso, a companhia decidiu experimentar e anunciou a chegada de dois modelos elétricos ao mercado nacional: o Volkswagen ID.4 e o ID.Buzz. Esse último é também chamado de Kombi elétrica. Os dois veículos serão vendidos por assinatura e terão poucas unidades disponíveis.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS