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Fim da farra! Anatel lança ferramenta para identificar chamadas indesejadas

Plataforma possibilita descobrir quais empresas têm te ligado.

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Uma nova iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) oferece aos consumidores a oportunidade de descobrir qual empresa está por trás de ligações indesejadas.

A ferramenta “Qual Empresa Me Ligou?” permite que os usuários, ao inserirem um número de telefone, tenham acesso ao CNPJ e à razão social da companhia responsável.

Disponível para acesso tanto via computadores quanto por celulares, a plataforma é descrita como simples de usar. O site promete auxiliar na identificação de práticas de telemarketing abusivo, além de ser um recurso valioso contra fraudes telefônicas.

Lançada em dezembro de 2023, a base de dados da Anatel já conta com a inclusão de gigantes do setor de telecomunicações, como Vivo, Claro, TIM e Oi. A adesão de prestadoras menores está prevista para ocorrer gradualmente.

É comum receber várias ligações de empresas no dia – Imagem: reprodução/The-Hilary Clark/Pixabay

‘Qual Empresa Me Ligou?’: conheça o recurso

A ferramenta “Qual Empresa Me Ligou?” da Anatel foi criada para combater as frequentes e incômodas chamadas telefônicas feitas por empresas.

Ao identificar o CNPJ e a razão social, o serviço aponta quais empresas estão por trás dessas ligações.

É importante frisar que a identificação só será possível se o número consultado pertencer a uma empresa. Caso seja vinculado a uma pessoa física, o sistema informará que não há empresa associada ao terminal.

Quais empresas participam?

O portal da Anatel prioriza as grandes prestadoras de telecomunicações do Brasil. De acordo com o ranking Valor 1000, Vivo, Claro, TIM e Oi estão entre as principais do setor e já fazem parte da plataforma.

A partir de dezembro de 2023, tais empresas foram integradas à base, marcando o início das adesões das operadoras menores, o que amplia progressivamente o alcance do serviço.

Como utilizar a plataforma?

  • Entre no site Qual Empresa me Ligou?

  • Insira o número no campo “Número de Telefone”, complete o CAPTCHA e clique em “Consultar”.

Se o número estiver associado a um CPF, a plataforma vai exibir a mensagem padrão de que não há empresa vinculada ao terminal.

Com essa iniciativa, a Anatel busca não apenas reduzir o telemarketing abusivo, mas também fortalecer a segurança dos consumidores contra fraudes telefônicas. Assim, a ferramenta representa um passo significativo na proteção dos direitos dos usuários no Brasil.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

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