Conecte-se conosco

Tecnologia

Fim das fofocas? WhatsApp começa a bloquear prints de tela e causa polêmica entre usuários

Publicado

em

Se você usa o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, o WhatsApp, provavelmente já conhece o recurso de visualização única, que permite enviar fotos e vídeos que se apagam após serem vistos uma vez pelo destinatário, certo?

Mas você sabia que o aplicativo começou a bloquear as capturas de tela dessas mídias temporárias? Isso mesmo, agora os usuários podem compartilhar os conteúdos sem medo de outras pessoas guardarem uma cópia na própria galeria do celular.

O bloqueio de capturas de tela funciona tanto para Android quanto para iPhone, sendo é igualmente simples de ativar. Basta selecionar ou tirar uma foto na hora, ou vídeo, adicionar uma legenda caso queira, e, por fim, tocar no ícone com o número 1 antes de enviar.  

Seguindo esse procedimento, a mídia será enviada em modo de visualização única, ou seja, só pode ser vista uma vez e depois se torna completamente inacessível para o destinatário.  

O que acontece caso tente “printar” mídias de visualização única?

Caso a pessoa que receba uma mídia de visualização única tente fazer uma captura de tela, ela receberá uma mensagem do próprio aplicativo, informando que isso não é possível por questões de privacidade. Além disso, o WhatsApp gerará uma imagem na galeria com a mesma mensagem, deixando claro que o print foi bloqueado.

Assim, os usuários do mensageiro da Meta podem ter mais segurança e controle sobre o que compartilha no aplicativo. Essa é uma função bem útil para enviar fotos e vídeos que você não quer que fiquem registrados para sempre, como senhas, cartões, documentos ou até mesmo algo mais picante.

No entanto, é preciso se lembrar de que nada impede a outra pessoa de tirar uma foto da tela com outro aparelho ou até mesmo buscar outras ferramentas e aplicativos que possam burlar esse bloqueio do WhatsApp. Então, é preciso usar o recurso com bastante cuidado e confiança.

Publicidade

MAIS ACESSADAS