Tecnologia
Fim do desperdício! Nova embalagem promete fazer com que alimentos durem muito mais tempo
Embalagem promete prolongar a vida útil de alimentos e evitar que pereçam mais rapidamente. Conheça a tecnologia por trás desta novidade.
Atualmente, mais de 1.300 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo, segundo revela a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em relatório em 2016.
Com o objetivo de diminuir o alto índice de desperdício de alimentos nos dias de hoje, uma empresa mexicana, Cooperprotek, criou uma nova embalagem para alimentos com material que evita 50% dos desperdícios.
Os materiais utilizados protegem e prolongam a vida útil dos alimentos que se perdem, muitas vezes, antes mesmo de chegar nas casas do consumidor.
O cobre é utilizado na confecção das embalagens, o que auxilia na barragem para o desenvolvimento de bactérias. A empresa relata que é possível aumentar em 180% a vida útil desses alimentos perecíveis. Além disso, a Cooperprotek também afirma que há melhora da qualidade dos alimentos com a nova embalagem.
Segundo o presidente da empresa P&D, Javier Lavin:
“Os mesmos microrganismos que decompõem os alimentos são também os que afetam sua qualidade, alterando sua cor, cheiro e acidez. Ao reduzi-los, os alimentos manterão as características organolépticas desejáveis por mais tempo, reduzindo reclamações e devoluções.”
A ideia inicial é comercializar a embalagem pela América do Sul, em países como Equador, Chile, Colômbia e Brasil, e nos Estados Unidos.
Outras iniciativas
Além deste, outros projetos também foram desenvolvidos com o mesmo propósito. Uma embalagem de plástico biodegradável que prolonga a vida útil dos alimentos fora da geladeira foi desenvolvida por pesquisadores de São Carlos (SP) pela Embrapa Instrumentação.
Neste produto, são usados nanocristais de celulose e gelatina para criar o plástico natural. Liliane Leite, pesquisadora do projeto, informa:
“Nos nossos testes, a gente viu que com os filmes que a gente desenvolveu os queijos duraram até 30 dias fora da geladeira em comparação com o queijo sem embalagem ou mesmo embalado com aquele filme que a gente encontra já no supermercado. Eles se deterioraram em três dias.”
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp