Conecte-se conosco

Tecnologia

Fim do desperdício! Nova embalagem promete fazer com que alimentos durem muito mais tempo

Embalagem promete prolongar a vida útil de alimentos e evitar que pereçam mais rapidamente. Conheça a tecnologia por trás desta novidade.

Publicado

em

Atualmente, mais de 1.300 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo, segundo revela a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em relatório em 2016.

Com o objetivo de diminuir o alto índice de desperdício de alimentos nos dias de hoje, uma empresa mexicana, Cooperprotek, criou uma nova embalagem para alimentos com material que evita 50% dos desperdícios.

Os materiais utilizados protegem e prolongam a vida útil dos alimentos que se perdem, muitas vezes, antes mesmo de chegar nas casas do consumidor.

O cobre é utilizado na confecção das embalagens, o que auxilia na barragem para o desenvolvimento de bactérias. A empresa relata que é possível aumentar em 180% a vida útil desses alimentos perecíveis. Além disso, a Cooperprotek também afirma que há melhora da qualidade dos alimentos com a nova embalagem.

Segundo o presidente da empresa P&D, Javier Lavin:

Os mesmos microrganismos que decompõem os alimentos são também os que afetam sua qualidade, alterando sua cor, cheiro e acidez. Ao reduzi-los, os alimentos manterão as características organolépticas desejáveis ​​por mais tempo, reduzindo reclamações e devoluções.”

A ideia inicial é comercializar a embalagem pela América do Sul, em países como Equador, Chile, Colômbia e Brasil, e nos Estados Unidos.

Outras iniciativas

Além deste, outros projetos também foram desenvolvidos com o mesmo propósito. Uma embalagem de plástico biodegradável que prolonga a vida útil dos alimentos fora da geladeira foi desenvolvida por pesquisadores de São Carlos (SP) pela Embrapa Instrumentação.

Neste produto, são usados nanocristais de celulose e gelatina para criar o plástico natural. Liliane Leite, pesquisadora do projeto, informa:

Nos nossos testes, a gente viu que com os filmes que a gente desenvolveu os queijos duraram até 30 dias fora da geladeira em comparação com o queijo sem embalagem ou mesmo embalado com aquele filme que a gente encontra já no supermercado. Eles se deterioraram em três dias.”

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS