Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Fim do home office: 7 dicas para ajudar seu pet a lidar com a separação

Com o retorno das atividades presenciais nas empresas, os animais de estimação podem sofrer com a ansiedade de separação.

Publicado

em

A redução no número de casos de Covid-19 tem levado as empresas a retomarem suas atividades presenciais e abandonarem o home office. Com isso, tutores de pets e seus respectivos bichinhos que estavam acostumados a passar o tempo todo juntos precisam se readaptar à rotina e lidar com a separação.

Leia mais: Apple venderá peças de reposição e reparo para que você possa consertar seu iPhone ou Mac em casa

Uma maneira encontrada por algumas empresa para reduzir o problema é criar o pet day. De acordo com um levantamento da startup de tecnologia em neurociência fiter, a taxa de felicidade entre os funcionários aumenta de 87% para 92% quando a companhia permite bichinhos no ambiente corporativo.

“Foi observado que a prática pet office fortalece amistosidade e a unificação das pessoas”, explica Sergio Amad, CEO da fiter.

Segundo levantamento da Radar Pet, mais de 37 milhões de famílias brasileiras têm algum animal de estimação, em sua grande maioria cães ou gatos. Desse total, 30% foram adotados durante o período de isolamento social. Ao todo, são mais de 30 milhões de gatos e 54 milhões de cachorros que ficaram mais apegados a seus donos.

“Bichos de estimação podem sofrer com ansiedade de separação, uma situação que fica mais complexa se o animal foi adotado durante o isolamento e nunca passou muito tempo longe do tutor”, diz Tammie KIng, especialista em comportamento animal da Mars Petcare.

Se a sua empresa não é adepta ao pet day, confira sete dicas que podem ajudar nesse processo de separação.

1 – Desapegue aos poucos

O animal e o dono precisam se adaptar à nova rotina, assim como acontece com as mães que acabaram de ter bebês. A maneira mais fácil é se desapegar aos poucos, por exemplo, deixando o pet brincando com um objeto que ele gosta e indo trabalhar em outro cômodo com a porta fechada. Outra forma é sair de casa por certo tempo e ir aumentando a ausência até que ele se acostume.

2 – Reduza o carinho

É difícil evitar apertar seu bichinho toda hora, mas contato físico a todo momento tira a autonomia dele. Quando ainda estiver em home office, diminua o tempo de carinho e evite ficar chamando o pet para brincar toda hora.

3 – Agilize o adeus

Com uma despedida menos prolongada, o animal entende que sua saída não é razão para se preocupar, e sim algo que faz parte da rotina. O mesmo vale para a chegada: aguarda até que ele se acalme para começar a brincar com ele.

4 – Crie uma rotina nova

Comece a adaptar o bichinho à sua nova rotina o quanto antes. Se você só poderá passear antes e depois da volta do escritório, comece desde já a escolher esses horários, mesmo que ainda esteja trabalhando em casa. Assim ele entende quando deve esperar um passeio.

5 – Incentive o animal a fazer xixi em casa

Já que você vai ficar muito tempo fora quando voltar ao escritório, o pet precisa aprender a fazer xixi dentro de casa, nos locais destinados a isso. Animais que ficam muitas horas sem fazer as necessidades podem desenvolver problemas urinários e até condições de saúde mais graves.

6 – Ofereça “calmantes” naturais

Alguns alimentos são formulados para ajudar os bichos a se sentirem mais relaxados e calmos quando estão muito tempo longe do tutor. Certos análogos dos feromônios felino e canino também podem ser úteis, mas sempre com a orientação de um veterinário.

7 – Coloque música para tocar

É isso mesmo: bote um som na caixa para reduzir a ansiedade do seu bichinho. Enquanto ele ouve uma musiquinha e você fica fora de casa, não se esqueça de deixar todos os itens essenciais acessíveis, como água, alimento, abrigo e local para fazer as necessidades.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS