Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Fim do sofrimento! Nova ferramenta vai facilitar a declaração de investimentos

Em 2025, a Receita Federal e a B3 lançam a ReVar, calculadora que facilitará a declaração de investimentos na bolsa.

Publicado

em

Imposto de renda deve mudar no Governo Lula; saiba como

Declarar investimentos de renda variável nunca foi tão simples. A partir de 2025, a Receita Federal (RFB), em parceria com a B3, disponibilizará aos investidores a calculadora ReVar, uma solução inovadora para facilitar a apuração do Imposto de Renda (IR) sobre operações realizadas na bolsa de valores.

A ferramenta gratuita estará acessível diretamente na Área do Investidor da B3 e promete transformar a experiência de quem investe, automatizando cálculos e reduzindo erros, além de oferecer mais segurança na geração do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

Mais agilidade no imposto de renda

A Receita Federal administra tributos e fiscaliza obrigações fiscais, contribuindo para a arrecadação e o desenvolvimento do país. (Foto: shutterstock)

O funcionamento da calculadora é descomplicado. Após autorizar o compartilhamento de dados entre a B3 e a Receita Federal, o sistema coleta informações das corretoras, calcula os ganhos ou prejuízos líquidos e, se necessário, gera o DARF com todas as instruções para pagamento.

Seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o ReVar garante a integridade e confidencialidade das informações. O investidor poderá consultar os cálculos a partir do 10º dia do mês seguinte à autorização.

Imposto de renda e cultura de investimentos

Além de agilizar processos, a ReVar faz parte de um esforço conjunto para tornar o mercado financeiro mais acessível e confiável. Para o secretário da Receita, Robinson Barreirinhas:

“A ferramenta ReVar é mais uma entrega alinhada à nova diretriz da Receita Federal de oferecer todos os meios possíveis para orientar os contribuintes e diminuir o custo de conformidade. A ferramenta auxilia os investidores no cálculo do Imposto de Renda a partir do pré-preenchimento das informações de operações realizadas na B3. A parceria com a B3 nesta primeira etapa de desenvolvimento da calculadora foi super bem-sucedida”, afirmou.

O vice-presidente da Ancord, Rafael Furlanetti, também celebra a iniciativa:

“O lançamento do ReVar mostra como a Receita Federal, a B3 e as corretoras estão comprometidas em dar mais segurança e agilidade aos investidores pessoas físicas. É uma simplificação que dará a muita gente a segurança que eles precisam para também investir no Brasil.”

ReVar: expectativas e próximos passos

Com a calculadora ReVar, cerca de 4 milhões de investidores terão uma solução robusta para suas obrigações fiscais.

No futuro, a ferramenta deverá incluir novas funcionalidades, como cálculos de grupamento de ações, pagamentos de proventos e outros eventos corporativos.

O passo seguinte será integrar esses dados diretamente na Declaração Anual do Imposto de Renda, deixando o processo ainda mais automatizado.

Como usar a calculadora ReVar

  1. Acesse o ReVar na Área do Investidor da B3 e autorize o compartilhamento de dados.
  2. No portal e-CAC da Receita, informe os custos de aquisição dos ativos e eventuais prejuízos acumulados.
  3. Acompanhe o resumo das operações e, se necessário, gere o DARF com QR Code para pagamento via PIX.

Lançada oficialmente em 18/12/2024, a ReVar é mais um passo para modernizar a relação dos brasileiros com o mercado financeiro e a Receita Federal.

Estudante de jornalismo, no segundo semestre. Trabalhei como redator na Velvet durante três anos.

Publicidade

MAIS ACESSADAS