Conecte-se conosco

Tecnologia

Fim dos atestados falsos: IA superpoderosa acaba com fraudes!

Saiba mais sobre a nova tecnologia que promete acabar com os atestados falsos, pelo menos de resfriado ou gripe!

Publicado

em

A inteligência artificial parece que realmente veio para ficar e avança cada vez mais, algumas vezes como aliada, outras como inimiga. Neste caso, ela é rival, pelo menos daqueles que ligam para o trabalho fingindo uma gripe quando, na verdade, estão completamente saudáveis.

Isso porque a tecnologia diz ser capaz de perceber na voz da pessoa no telefone quando ela realmente está ou não com uma gripe ou resfriado, tendo acertado boa parte dos primeiros testes.

A ideia partiu de um grupo de pesquisadores indianos do Instituto Nacional de Tecnologia Sardar Vallabhbhai. Abaixo, saiba mais sobre a tecnologia que promete colocar um fim nas folgas de mentirosos por aí.

Como a inteligência artificial funciona

A ideia inicial do grupo foi ver a voz humana como um instrumento musical, que reproduz sequências sonoras sem ser preciso atingir alguma nota no sentido estrito, atuando apenas no campo harmônico agudo, uma espécie de frequência em acordo com uma nota fundamental.

Desse modo, seria possível analisar esses harmônicos e utilizar padrões matemáticos com frequências equivalentes a múltiplos de uma nota original. Se alguém que estivesse resfriado ou gripado, alteraria essa atenuação, levando a voz para outras ‘escalas’.

Seguindo esse pensamento, os pesquisadores alimentaram a tecnologia com esses dados. Feito isso, foram testadas 630 pessoas e a inteligência artificial foi capaz de identificar os padrões vocais de 111 que estavam realmente resfriadas, com 70% de eficiência, em média.

No entanto, pelo menos até o momento, tudo indica que o programa precisa de um tempo considerável ouvindo a voz da pessoa, já que o teste feito pediu que os voluntários contassem de 1 a 40, depois contassem o que fizeram no fim de semana, em seguida lessem uma história para o robô.

Por fim, apesar do uso para empregadores verificarem quando um funcionário está inventando uma gripe ou se realmente está doente, os pesquisadores também alegaram que a tecnologia pode ser capaz de diagnosticar um resfriado sem que a pessoa precise sair de casa.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS