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Automobilística

Fim dos carros populares no Brasil? Especialista aponta o principal motivo

Nos últimos tempos, os carros populares se tornaram bastante escassos nas lojas automotivas brasileiras. Especialista diz o motivo.

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Os carros populares possuem esse nome por terem um preço mais acessível que as demais opções no mercado, além de um bom custo-benefício e grande aceitação. Normalmente, eles são compactos, econômicos e possuem uma manutenção mais simplificada.

Alguns exemplos já tradicionais, no Brasil são: Chevrolet Onix, Fiat Argo, Volkswagen Gol e o Hyundai HB20, cada um com seus pontos positivos e negativos, mas no geral são excelentes opções para quem busca um carro sem precisar gastar uma fortuna.

Isso porque eles atraem os consumidores em busca de conforto, praticidade e segurança, tudo isso sem exigir um investimento enorme. Além disso, eles têm uma boa revenda, já que são procurados por muitas pessoas que querem comprar o primeiro carro mais em conta ou até mesmo trocar de veículo.

Escassez dos carros populares no Brasil

No entanto, o setor automotivo está em constante mudança e adaptação, mas, com os eventos dos últimos anos, principalmente a pandemia e todas as suas trágicas consequências, os carros populares estão muito escassos no mercado brasileiro.

Inclusive, o coordenador de Cursos Automotivos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Jorge Martins, disse em entrevista à Rádio CNN que a pandemia é realmente o principal motivo para a falta de veículos mais acessíveis, tendo em vista o período em que as montadoras tiveram que interromper a produção.

No entanto, a transformação pela qual o setor passou não trata apenas das montadoras, já que processos como a elaboração de produtos, trabalho e serviços também sofreram, o que impactou diretamente os consumidores finais.

De acordo com Martins, na prática, o que impulsionou a alta dos preços e falta de opções foram os semicondutores, que além de utilizados nos carros são matéria-prima para uma gama muito mais vasta de eletrônicos, como notebooks, televisões, smartphones e outros.

A tendência atual do mercado automotivo em todo o mundo, e também no Brasil, são os elétricos, e o coordenador acredita que até o ano de 2030 esse tipo de carro deve atingir 40% do setor. Já os carros populares dependem de outros fatores para encher as lojas novamente, como incentivos fiscais.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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