Conecte-se conosco

Economia

Finanças pessoais: dicas para organizar a vida financeira em 2021

Planejamento e controle do orçamento são alguns dos pilares para fugir do vermelho.

Publicado

em

Finanças pessoais

O ano de 2020 não foi um dos mais fáceis, principalmente no quesito finanças, mas ele está chegando ao fim e já é possível refletir sobre as metas financeiras para o próximo ano. Seja para realizar um sonho, quitar dívidas, investir nos estudos ou até mesmo fazer a reforma da casa, listamos algumas dicas de finanças pessoais para você aplicar e ficar em 2021 no azul. 

Em primeiro lugar, a dica mais importante é ter controle do orçamento pessoal, seja quando for. Isso porque, ao ter ciência dos gastos fixos, eventuais e supérfluos, é possível direcionar o dinheiro e se organizar para não cair no vermelho. Ainda, dá para fazer a reserva financeira e aplicar em investimentos para o futuro. 

Algumas ferramentas podem contribuir nesse processo, como é o caso de aplicativos de controle financeiro. Existem inúmeros disponíveis para baixar no celular e até mesmo planilhas on-line para se organizar. Sob posse desses dados, será possível analisar os gastos e ver quais categorias precisam ser remanejadas e o que pode ser poupado. 

Além disso, uma das principais recomendações é a elaboração de um orçamento, com detalhamento de todos os ganhos e o que há de despesas. Também, é importante definir metas e objetivos a serem alcançados. Desse modo, você terá em mente aonde quer chegar e o que está fazendo para conquistar o desejo almejado, permanecendo no azul.  

Continue lendo
Publicidade
Comentários