Conecte-se conosco

Economia

Financiamentos de veículos novos e usados cresceram em agosto

Aumento da renda e a maior oferta de trabalho contribuíram.

Publicado

em

O aumento da renda, a maior oferta de trabalho e a perspectiva de estabilidade econômica impulsionaram um crescimento de 14,8% nos financiamentos de veículos novos e usados em agosto deste ano. No total, 631 mil unidades foram negociadas, superando as 550 mil unidades financiadas em agosto de 2023.

De acordo com uma pesquisa da B3 (Bolsa do Brasil), o aumento em relação a julho deste ano foi de 0,9%, quando 626 mil veículos foram financiados.

No segmento de veículos leves, houve uma alta de 14,8% em comparação a agosto de 2023, embora tenha sido registrada uma queda de 3,1% em relação a julho deste ano. O financiamento de veículos pesados subiu 14,1% na comparação anual, sinalizando que as empresas de logística estão renovando suas frotas. Em relação a junho de 2024, esse segmento teve um aumento de 3,2%.

Financiamentos de veículos

No caso das motocicletas, o financiamento em agosto cresceu 15,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior e 13,8% comparado a julho de 2024.

Segundo Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado da B3, agosto registrou o maior número de veículos financiados desde 2012, com destaque para o segmento de motocicletas, que apresentou um crescimento de 29% no acumulado do ano. Ferro também destacou o desempenho dos automóveis e comerciais leves, que representam mais de 70% do total de veículos financiados, com um crescimento de 21% na comparação anual.

A B3 é responsável pela operação do Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do Brasil que reúne informações sobre restrições financeiras de veículos usados como garantia em operações de crédito.

A B3

A B3, também conhecida como Brasil, Bolsa, Balcão, é a principal bolsa de valores do Brasil e uma das maiores do mundo em termos de valor de mercado. Formada pela fusão entre a BM&FBovespa e a Cetip em 2017, a B3 atua no mercado de capitais, sendo responsável pela negociação de ações, títulos, derivativos, câmbio, commodities e outros ativos financeiros.

Além de oferecer infraestrutura para esses mercados, a B3 também opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que gerencia registros de restrições financeiras sobre veículos. A bolsa desempenha um papel crucial na economia brasileira, facilitando o acesso das empresas ao capital e proporcionando aos investidores um ambiente seguro e regulado para realizar suas transações financeiras.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS