Bancos
Fintechs perdem fôlego e apresentam primeira queda no número de usuários
Queda foi de 1,08% no quantitativo de usuários ativos nos bancos digitais em comparação com o mês de agosto; veja os números.
As novas empresas de tecnologia financeira, também conhecidas como fintechs, têm incomodado os bancos mais tradicionais, sobretudo diante do rápido crescimento no número de usuários. Para se ter uma ideia, o Nubank, o Inter e o C6 Bank somam mais de 61 milhões de usuários ativos.
Leia mais: Tesouro Selic ou Nubank, onde vale mais a pena investir?
No entanto, a revolução das fintechs parece ter perdido um pouco o fôlego. Um relatório do Bank of America mostra que o crescimento das empresas desse setor está diminuindo. No mês de setembro desse ano, houve uma queda de 1,08% no número de usuários ativos nos bancos digitais em comparação com o mês de agosto.
Somente o Nubank, o Inter e o C6 Bank – dentre as 10 maiores fintechs do país – demonstraram crescimento na média mensal de usuários (MAU, na sigla em inglês) no período em que foi realizada a pesquisa mensal pelo banco de investimentos.
Download de aplicativos em queda
No mesmo levantamento também consta o número de vezes que os aplicativos de bancos e carteiras digitais (e-wallets) foram baixados no mês. Houve uma redução, cujos números foram de 17,9 milhões em setembro contra 20,3 milhões no mês de agosto.
Fazendo a média de downloads dos últimos três meses, o resultado foi de 18,7 milhões, menor quantitativo desde dezembro do ano passado. No período em questão, o Nubank foi líder de downloads entre os bancos digitais, enquanto o PicPay comandou a lista de e-wallets.
Observe os números:
- Nubank: 2,928 milhões;
- PicPay: 1,562 milhão;
- Banco Pan: 1,368 milhão;
- C6 Bank: 1,242 milhão;
- PagBank: 1,204 milhão.
A queda no número de downloads não atingiu somente as fintechs, mas também aos “bancões”. No caso de instituições mais tradicionais, a redução foi de 11%, o que representa 6,520 milhões de aplicativos baixados em setembro.
Vale mencionar que no caso do Caixa Tem, plataforma separada da Caixa Economia Federal, a previsão é de que o aplicativo seja duramente afetado com o fim do auxílio emergencial, com uma perda significativa de usuários ativos a partir dos próximos meses.

-
Bancos19 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF15 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia11 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas7 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver