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Foi taxado na Shein? Não se preocupe! Aprenda como você pode contestar a medida e reaver o seu rico dinheirinho

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Hoje em dia, quase todo mundo conhece a Shein, afinal, trata-se de um dos nomes mais famosos do varejo on-line, juntamente com a Shopee, Mercado Livre, Amazon, dentre outras empresas que atuam há um tempo no Brasil.

Entretanto, no começo do ano, algumas notícias sobre taxações de itens importados acabaram deixando muita gente sem sono à noite, e alguns consumidores ficaram com medo de fazer suas compras e acabarem taxados.

Porém, a empresa chinesa manifestou o desejo de trabalhar junto do governo para encontrar uma solução que seja boa para todos, e no último dia 30/06, o poder público anunciou que a alíquota de US$ 50 (o equivalente a R$ 250), incidente sobre o imposto de importação de compras no comércio eletrônico internacional, foi zerada!

Sem sombra de dúvidas, essa notícia é animadora, mas é importante salientar que essa medida só valerá para os empreendimentos que estiverem em conformidade com o Estado, ou seja, com as obrigações fiscais em dia, sem dever nada.

Mas, infelizmente, as compras que alcancem valores maiores ainda correm o risco de sofrer taxação. Por isso, nós vamos te ensinar como proceder para solicitar uma contestação caso essa situação aconteça com você.  

Como é possível saber se uma compra na Shein foi taxada?  

Normalmente, o que acontece é que o próprio aplicativo de rastreio fornecido pela varejista já informa de cara se a sua compra foi tributada ou não. Quando isso ocorra, é possível ver uma mensagem na tela que diz “aguardando pagamento”, uma vez que o produto já tenha passado pela aduana.

Porém, se o rastreio não tiver sido atualizado, ou ocorrer algum bug no site, será preciso conferir essa informação pelo site dos Correios. Por ali, você poderá acessar todos os dados pertinentes ao percurso e a entrega da sua compra, além de pagar a taxa se ela existir. Veja como fazer:

  1. Vá até o site dos Correios no seu computador ou celular;
  2. Selecione a opção “minhas importações” que se encontra na tela inicial da página;
  3. Faça login na sua conta;
  4. Veja se aparece uma bolinha alaranjada ao lado do seu pedido.

Caso o referido sinal laranja esteja visível, isso significa que será preciso fazer uma ação para que o item seja encaminhado para o seu destino. Logo, ao lado do pedido, existe um botão por onde o consumidor pode estar acessando os detalhes da cobrança e outro que conduz até a página de pagamento.

Entretanto, se ao acessar o site você visualizar a seguinte mensagem ao lado do produto adquirido, “fiscalização aduaneira finalizada”, isso quer dizer que sua encomenda está em trânsito e não sofreu tributação, sendo em breve entregue no endereço estipulado.

Lembrando que é plenamente possível discordar caso o cidadão ache que a sua compra foi tarifada indevidamente, sendo que tal solicitação de revisão dos valores também é feito pelo site dos Correios, bastando para isso clicar na alternativa “minhas importações”. Logo, reúna os documentos que serão pedidos para que tudo seja esclarecido!

Por fim, ainda existem algumas outras maneiras de tentar fugir dos impostos, como, por exemplo, por meio de algumas opções de envio. É sabido que há algumas maneiras que podem aumentar as suas chances de ser pego, então experimente optar por métodos que atraíam menos atenção alfandegária como uso do frete padrão.

É claro que ainda existem os clientes que preferem fazer a solicitação de seus reembolsos diretamente na própria Shein, e, para tal, é só entrar em contato direto com o suporte da empresa, pelo e-mail support@shein.zendesk.com, mas você precisará enviar em anexo todos os comprovantes de pagamento e de retenção alfandegária.

Caso a loja entenda que a cobrança foi injusta, o seu reembolso deve ser feito em até 24 horas NA “carteira Shein”, mas a varejista devolve apenas 50% do dinheiro gasto com os pagamentos alfandegários, por questões de política interna.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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