Conecte-se conosco

Economia

Formalizar união estável traz benefícios? Confira

Além de celebrar o amor, existem outros motivos que podem te motivar a oficializar a união estável. Conheça três razões por optar pela formalização.

Publicado

em

Chega um momento em que o relacionamento começa a ficar mais sério e é hora de dar um próximo passo. Mas e aí, o que optar: casamento, união estável ou só mudar de casa para morarem juntos?

Atualmente, no Brasil, vem crescendo o número de casais que escolhem a união estável e essa decisão tem os seus benefícios. Apesar de estar se tornando cada vez mais comum essa opção, muitas pessoas desconhecem os seus direitos e as suas vantagens.

Veja abaixo três principais benefícios para quem opta pela união estável.

Acessar aos benefícios do INSS

Com a união estável formalizada, é possível comprovar o vínculo do casal para reconhecimento do INSS, assim, os benefícios previdenciários são garantidos, por exemplo, a pensão por morte. Nesse caso, são sempre exigidas provas que comprovem que o casal vivia juntos.

Embora a união estável seja muito importante, também é recomendado apresentar outros documentos como comprovantes de residência no nome dos dois, comprovante de conta conjunta, por exemplo.

Garantir a segurança patrimonial

Ao formalizar a união estável, é possível decidir sobre os bens do casal e garantir uma segurança do patrimônio do casal. Dentre as opções, os dois podem definir quem terá direito aos bens, se eles serão do casal ou individuais, assim como estipular algumas responsabilidades financeiras conjuntas e/ou individuais.

É possível, inclusive, determinar as condições de um eventual financiamento, por exemplo, do financiamento de um imóvel.

Incluir dependentes em alguns locais

Outra vantagem que leva muitos casais a optarem por uma união estável é poder incluir dependentes em vários lugares, por exemplo, clubes e benefícios oferecidos por empresas como plano de saúde, odontológico, academia, entre outros.

Vale ressaltar que, ao contrário do que muitos acreditam, não basta morar na mesma casa para comprovar união estável. Caso o casal opte por não formalizar esta união no cartório, é preciso confirmar um convivência pública, notória, contínua e com vontade de constituir família.

Para garantir a comprovação e garantir seus direitos, o mais seguro é optar pela formalização.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS