Cotidiano
Fracasso alheio te faz feliz? Conheça o termo que define isso
Muitas vezes, sentimos satisfação quando outras pessoas fracassam e isso tem até um nome específico
Apesar de muita gente relutar em admitir, por vezes, já sorrimos quando algum conhecido, seja amigo ou não, acaba se dando mal por qualquer motivo que seja. E não adianta negar, pois isso é algo que todos sentem ao menos uma vez na vida!
Inclusive, o fenômeno é tão comum que os especialistas até deram um nome para ele, chamando-o de “Schadenfreude”, uma palavra em alemão cujo significado literalmente quer dizer “alegria pelo dano“. Logo, tal denominação se trata da união de 2 termos, schaden (dano) e freude (alegria).
Um comportamento que trazemos conosco há muito tempo
Ninguém admite que se alegra com a desgraça alheia, mas todos sentimos alguma satisfação quando alguém que não gostamos sofre. Esse pequeno contentamento é algo presente na essência humana desde os nossos primórdios mais remotos.
Dessa forma, as discussões sobre o tema são bastante antigas e nos ensaios de grandes filósofos, como Sócrates, Platão e Sêneca podemos encontrar algumas abordagens referentes ao assunto. Lembrando que, nestas obras, o termo alemão moderno não é usado.
Logo, em períodos posteriores, mais precisamente no século XVII, o famoso pensador francês René Descartes também teceu suas reflexões sobre o “Schadenfreude“. Para o acadêmico, esse é um sentimento que pode significar um apelo por justiça. Afinal, ver alguém ruim sofrendo confere ao indivíduo uma sensação de “dever cumprido“.
Existem até mesmo alguns estudos e teorias atuais que falam sobre a responsabilidade das redes sociais, que estariam incentivando tal coisa nos usuários. Isso se deve às comparações inevitáveis que essas plataformas estariam favorecendo.
Devido à dinamicidade e à velocidade no compartilhamento de informações, coisas como arrogância, inveja e vingança estariam se tornando mais frequentes do que o normal. Consequentemente, o infortúnio de terceiros faz com que alguns indivíduos se sintam um pouco melhores em relação a si próprios e às suas limitações.
Mas, não é necessário pânico, pois existe uma maneira eficiente de combater o “Schadenfreude”, e isso se chama empatia. A habilidade de se colocar no lugar do próximo quando algo de ruim acontece, pode nos ajudar a compreender a dor da pessoa e assim evitar julgamentos mais severos.
Por fim, o ser humano é um animal racional e bastante complexo, então não devemos nos culpar por sentir algumas coisas intrínsecas à nossa espécie. Rir quando o seu primo rico escorrega numa casca de banana não te torna o pior ser vivo do planeta, entretanto, não deixa de ser algo que deve ser evitado.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas1 dia atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Tecnologia7 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia13 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?