Conecte-se conosco

Economia

França deve registrar queda na economia de 9% a 10% em 2020, diz Insee

Economia francesa recuará entre 2,5% e 6% no último trimestre de 2020, estima agência de estatísticas.

Publicado

em

A agência de estatísticas oficial Insee estimou nesta terça-feira que a economia da França deve encolher de 9% a 10% este ano, de acordo com o tempo de duração do atual lockdown para conter a Covid-19.

Segundo as últimas previsões econômicas da Insee, a economia francesa recuará entre 2,5% e 6% no último trimestre de 2020 ante os três meses anteriores, dependendo da possibilidade de prorrogação das restrições até dezembro e do tempo em que elas ficarão em vigor.

Com isso, o recuo seria de 9% a 10% para o ano inteiro, acrescentou a agência.

A segunda maior economia da zona do euro está operando atualmente com contração de 13% na comparação com os níveis normais desde que a França decretou seu segundo lockdown, em 30 de outubro, estimou a Insee.

Isso seria melhor do que a queda de 30% registrada em abril durante um primeiro lockdown para conter o avanço do vírus, com a indústria e a construção se destacando positivamente, disse a agência.

Com base em dados de transações com cartões de crédito e débito analisados por ela, a Insee disse ainda que os gastos dos consumidores estão 15% abaixo dos níveis normais, metade da redução observada após as primeiras medidas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS