Empresas
Fraude em licitação de áreas comerciais de aeroportos é investigada pela PF
Empresários e empresas seriam favorecidos para garantir espaços de alimentação e quiosques em dois dos principais aeroportos do país.
A Polícia Federal disse nesta quarta-feira que cumpriu 19 mandados de busca e apreensão em cinco Estados e no Distrito Federal como parte de uma operação que tem como alvo um esquema de fraude na Infraero relativo a licitação de áreas comerciais nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont.
Segundo as investigações, as fraudes teriam ocorrido entre 2016 e 2018, e podem ter movimentado até 10 milhões de reais.
Os envolvidos são agentes públicos ligados à Infraero e empresários beneficiados pelo esquema. Os alvos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, corrupção, violação de sigilo funcional e crimes licitatórios.
As informações da PF são conta de que empresários e empresas seriam favorecidos para garantir espaços de alimentação e quiosques em dois dos principais aeroportos do país em troca de pagamento de vantagens.
“Consistiam em fraudar licitações das áreas ‘lounge’ e quiosques de alimentação nos aeroportos de Congonhas em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, subavaliando essas áreas e desqualificando dos certames empresas que não estivessem associadas ao grupo. Assim, permitia-se a contratação de propostas menos vantajosas para a Infraero em fraudes estimadas em cerca de 10 milhões de reais“, explicaram os investigadores.
O Ministério da Infraestrutura recebeu as denúncias e elas começaram a ser apuradas internamente, inclusive pela própria Infraero.
A Infraero não retornou aos pedidos de comentário sobre a operação.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia21 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR