Empresas
Fraude em licitação de áreas comerciais de aeroportos é investigada pela PF
Empresários e empresas seriam favorecidos para garantir espaços de alimentação e quiosques em dois dos principais aeroportos do país.
A Polícia Federal disse nesta quarta-feira que cumpriu 19 mandados de busca e apreensão em cinco Estados e no Distrito Federal como parte de uma operação que tem como alvo um esquema de fraude na Infraero relativo a licitação de áreas comerciais nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont.
Segundo as investigações, as fraudes teriam ocorrido entre 2016 e 2018, e podem ter movimentado até 10 milhões de reais.
Os envolvidos são agentes públicos ligados à Infraero e empresários beneficiados pelo esquema. Os alvos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, corrupção, violação de sigilo funcional e crimes licitatórios.
As informações da PF são conta de que empresários e empresas seriam favorecidos para garantir espaços de alimentação e quiosques em dois dos principais aeroportos do país em troca de pagamento de vantagens.
“Consistiam em fraudar licitações das áreas ‘lounge’ e quiosques de alimentação nos aeroportos de Congonhas em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, subavaliando essas áreas e desqualificando dos certames empresas que não estivessem associadas ao grupo. Assim, permitia-se a contratação de propostas menos vantajosas para a Infraero em fraudes estimadas em cerca de 10 milhões de reais“, explicaram os investigadores.
O Ministério da Infraestrutura recebeu as denúncias e elas começaram a ser apuradas internamente, inclusive pela própria Infraero.
A Infraero não retornou aos pedidos de comentário sobre a operação.

-
Loterias2 dias atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política10 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
MEI2 dias atrás
Empreendedores têm perdido dinheiro ao abrir MEI – motivo preocupa
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Finanças1 dia atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Tecnologia1 dia atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem