Conecte-se conosco

Agronegócio

Fruta do dragão na sua casa: veja como plantar pitaya com facilidade

Por incrível que pareça, é possível plantar pitaia até mesmo em apartamento. Confira como fazer.

Publicado

em

A pitaia, também conhecida como fruta do dragão, é uma fruta tropical originária das regiões da América Central e América do Sul. Com sua aparência exótica e cores vibrantes, a pitaia se tornou não apenas uma fruta deliciosa, mas também um objeto de curiosidade e interesse.

Além de tudo, isso você sabia que a pitaia contribui para a proteção das células do nosso corpo e também auxilia no combate à diabetes? Curtiu essa ideia e quer ter mais da fruta perto de você? Então confira como você pode cultivar pitaia na sua casa para usufruir dos benefícios dela!

Fonte: Tua Casa

Como plantar pitaia em sua residência?

Você pode plantar a fruta de duas formas: seja com as sementes dela ou com estacas. Das duas formas, você vai conseguir ter pitaias lindas, frescas e completamente saudáveis para você aproveitar e degustar da melhor maneira possível.

Com as sementes você deve, antes de mais nada, extrair as sementes de uma pitaia madura e plantá-las diretamente em solo, vasos ou jardineiras. Depois disso, prepare a terra com um substrato adequado para mudas, aumentando as chances de crescimento saudável das pitaias.

Em seguida, após cuidar da parte de substratos e afins, você vai enterrar as sementes no solo e colocar o vaso em um local protegido da luz solar direta, mas com iluminação natural. Por fim, regue diariamente, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. A germinação das suas plantinhas devem ocorrer entre 8 e 12 dias.

Agora, se você quiser fazer isso com as estacas, também há uma maneira bem simples para fazer o plantio. Neste caso, você vai precisar de uma planta de pitaia já desenvolvida. Depois disso, você vai replantá-las em um local com solo fértil, de preferência.

Daí em diante, você precisa regar ela com cuidado e de modo que a terra não fique tão encharcada. Assim, depois de 30 dias, você já vai ver as raízes nas mudas de pitaia que você fez. Sendo assim, você pode fazer o transporte para um local seguro para que ela cresça e dê frutos.

Dicas para manter o cultivo de pitaias

Dê preferência a ambientes externos para germinação de pitaias. Se espaço for um problema, escolha um local interno bem iluminado e arejado. O cultivo em vasos é viável, mesmo que o crescimento seja mais lento. A pitaia é um tipo de cacto e pode armazenar água por longos períodos.

Regue moderadamente nos primeiros meses e durante a germinação. Após o crescimento, ela é resiliente a períodos secos. Na fase adulta, a pitaia precisa de luz solar direta. Cerca de 6 a 8 horas de exposição solar diária são ideais. Evite o sol do meio-dia para prevenir queimaduras

O solo deve ser bem drenado, de forma que não encharque, e rico em nutrientes. Adicione um fertilizante com baixo teor de nitrogênio mensalmente, misture areia ao solo e coloque pedras no fundo do vaso.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS