Conecte-se conosco

Agronegócio

Fruta do milagre realmente faz jus ao nome ao mudar o paladar

Synsepalum dulcificum contém substâncias que altera as papilas gustativas.

Publicado

em

A fruta do milagre, conhecida cientificamente como Synsepalum dulcificum, tem ganhado popularidade em todo o mundo. Sua habilidade única de transformar o sabor dos alimentos em doce intriga os curiosos, particularmente no campo da gastronomia.

Com uma origem vinda das galerias dos rios e das matas da África tropical e subtropical, a fruta se destaca por sua tonalidade vermelha vibrante e pela presença da miraculina, uma proteína que altera, de forma temporária, a percepção do paladar. Esse fenômeno gera entusiasmo entre aqueles que buscam reduzir a ingestão de açúcar.

O interesse científico também é despertado devido ao potencial uso da miraculina em tratamentos médicos, já que ela pode tornar a dieta de pacientes com alterações de paladar mais palatável, especialmente em casos de tratamentos oncológicos.

Fruta do milagre consegue adoçar alimentos que não são doces – Imagem: reprodução/Wikipédia

Como a fruta funciona?

A miraculina atua ao interagir com os receptores de sabor na língua, isto é, as papilas gustativas. Ao revesti-las, a substância modifica a percepção de sabores ácidos e, de modo temporário, os adoça.

O efeito adocicado provocado pela fruta dura entre 30 minutos e uma hora, mas essa variação, considerada segura, depende de cada pessoa.

Benefícios da fruta do milagre

Para aqueles que buscam reduzir o consumo de açúcar, a fruta do milagre oferece uma solução natural. Além de adoçar alimentos, a miraculina é rica em vitamina C e antioxidantes.

No entanto, o consumo deve ser cauteloso. Relatos indicam que pode haver efeitos adversos, como alergias e irritações no estômago ou na boca.

Aplicações médicas da fruta do milagre

Além da alimentação, os pesquisadores exploram o uso da fruta para pacientes com dificuldades alimentares. A miraculina poderia substituir adoçantes artificiais, ao melhorar a experiência alimentar sem os riscos associados aos açúcares processados.

A fruta do milagre representa um campo promissor de estudo e desafia os limites da nossa compreensão sobre o sabor. No entanto, o equilíbrio no consumo é vital para evitar possíveis riscos à saúde.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS