Conecte-se conosco

Saúde

Fumantes, atenção! Novidade do SUS promete ser seu aliado na luta!

Publicado

em

O tabagismo é, sem sombra de dúvidas, uma das principais causas de morte evitável no mundo, sendo responsável pela morte de 443 pessoas todos os dias, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que o tabaco seja responsável pela morte de 160 mil pessoas por ano.

Como se não bastasse, o tabagismo também está associado a mais de 50 doenças, como câncer, diabete, doenças cardiovasculares, respiratórias, infecções, infertilidade, impotência e muito mais.

Diante de tal cenário, o Ministério da Saúde oficializou, através de portaria, na última terça-feira, 13, as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo através do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa é vinculado ao Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O objetivo da iniciativa governamental é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade relacionada ao consumo de produtos derivados do tabaco no Brasil. Além disso, a portaria reforça o papel do Inca no gerenciamento das ações relacionadas ao controle do produto cancerígeno no país.

O programa articula ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, legislativas e econômicas, voltadas para a prevenção do início no tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens; para promover a cessação de fumar; para proteger a população da exposição à fumaça e reduzir os danos da prática.

Uma das principais ações do programa é oferecer tratamento gratuito e integral aos fumantes que desejem parar de fumar, por meio dos serviços credenciados pelo SUS, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Benefícios de largar o cigarro

Parar de fumar vale a pena, mesmo que a pessoa já tenha alguma doença relacionada ao uso do tabaco ou já seja fumante há muito tempo. Alguns dos benefícios são praticamente imediatos e a lista só fica maior com o passar do tempo. Confira alguns motivos para parar de fumar:

  • Passados 20 minutos, a pressão sanguínea e pulsação voltam aos níveis normais;
  • Passadas 2 horas, a nicotina sai do sangue;
  • Passadas 8 horas, o nível de oxigênio no sangue volta ao normal;
  • Passadas 12 a 24 horas, o funcionamento dos pulmões melhora;
  • Passados 2 dias, o paladar e o olfato melhoram;
  • Passadas 3 semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
  • Passado 1 ano, o risco de morte por infarto é reduzido pela metade;
  • Passados 10 anos, o risco de infartar é igual ao de quem nunca fumou.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS