Curiosidades
Furo da tampa em canetas tem uma função importante! Descubra qual
O furo da tampa da caneta pode passar despercebido, mas ele possui uma função muito importante. Você vai se surpreender.
Todo mundo possui uma caneta de plástico em casa, mas será que você já reparou seus detalhes? Se você não é uma pessoa muito detalhista, pegue uma caneta e analise bem.
Se você reparar bem, há um furo em sua tampa, além de um pequeno furo em seu corpo. Parece uma coisa de design mesmo, mas na verdade existe uma função para isso.
Todos acreditam que se trata de uma proteção contra vazamentos, mas a explicação para ele é bem mais importante. Você imagina o que é? Nós vamos te contar.
A verdadeira função do furo da tampa da caneta
A verdadeira função daquele furo é salvar vidas. Isso mesmo que você leu, salvar vidas. Você deve estar se perguntando, o que uma caneta simples tem a ver com o salvamento de vidas, mas faz todo o sentido, você verá.
O furo na tampa da caneta é uma proteção para casos de engolimento, evitando asfixia. Muitas pessoas tem o costume de brincar com as tampas de caneta, principalmente crianças, não é raro que uma ou outra seja engolida.
O problema é que esse tipo de acidente bobo pode causar consequências graves, como a morte, por exemplo. Todos os anos, cerca de cem pessoas morrem asfixiadas com tampas de caneta nos Estados Unidos, de acordo com o Ministério do país.
Por esse motivo, para facilitar a passagem do ar nestes casos de acidente, algumas marcas de caneta resolveram aplicar um furo em todas as tampas.
A primeira empresa que começou a fabricar tampas com esse design foi a Bic, inspirando as outras marcas a seguirem com essa mudança pela segurança de seus clientes. Hoje, o furo já se tornou uma medida que precisa ser adotada pelas empresas, com abrangência internacional.
Já o furo na lateral é algo bem complexo, que não possui uma função relacionada à saúde de seus usuários, mas é muito importante para seu funcionamento em todos os locais.
A função do furo lateral, em seu corpo, é de igualar a pressão atmosférica de dentro e de fora da caneta. Isso permite com que o objeto se mantenha íntegro durante mudanças de pressão, por exemplo em uma viagem de avião ou prédios muito altos. Nestes casos, sem o furinho, a caneta poderia estourar toda vez que a pressão aumentasse.
A pioneira a trazer o furo lateral também foi a Bic, que foi criada por Marcel Bich, bem como melhorada com diversas tecnologias, até se tornar uma das canetas mais famosas do mundo.

-
Investimentos19 horas atrás
Estudante arrisca herança em ações e vê patrimônio ‘derreter’ horas depois
-
Finanças4 horas atrás
Por que meu score de crédito não para de cair? Veja os principais erros
-
Economia1 dia atrás
Top 10 países para curtir a vida depois dos 60. Brasil está entre eles?
-
Moedas2 dias atrás
Maior moeda de ouro do mundo pesa 1 tonelada e vale mais de R$ 3 milhões
-
Economia1 dia atrás
Nova nota fiscal: o que muda e como as empresas devem se adequar?
-
Investimentos2 dias atrás
Geração Z transforma mercado imobiliário ao subverter o sonho da casa própria
-
Economia2 dias atrás
Dívida dos estados brasileiros supera R$ 1 trilhão; quatro deles respondem por 76%
-
Agronegócio22 horas atrás
Você vai sentir os efeitos: La Niña pode voltar ainda este ano, dizem especialistas