Conecte-se conosco

Tecnologia

Futuro da navegação? Saiba tudo sobre este barco elétrico que consegue voar

Candela e Polestar se unem para desenvolver a nova versão do C-8. Barco com hidrofólio duplo consegue se levantar até 1 metro acima da água

Publicado

em

Um novo modelo de barco elétrico voador chegou ao mercado. A Candela, conhecida por desenvolver embarcações com hidrofólio, se uniu à Polestar, empresa de automóveis, e criou o Candela C-8 Polestar.

Essa será a nova edição do hidrofólio C-8 da marca, construído em fibra de carbono, engenharia de alta tecnologia e um design EV de luxo.

O chefe de design da Polestar, Maximilian Missoni, diz que o modelo é uma mudança de paradigma para o desenvolvimento sustentável da indústria naval.

“Assim como na primeira vez que dirige um carro elétrico, você sente instantaneamente que este é o futuro quando o barco ‘decola'”, explica ele.

Parceria

A união entre as duas empresas foi anunciada no início deste ano. A ideia, basicamente, foi incluir baterias de carros elétricos de 69 kWh da Polestar nos barcos elétricos da Candela.

Além desse aspecto, a embarcação ganhou ainda um toque especial no design, seguindo o padrão de luxo da Polestar. O novo C-8 terá uma nova cor, com variações de cinza, tanto fora quanto dentro do barco.

Os hidrofólios serão cobertos de tecido náutico certificado, passando, ainda, por assentos, almofadas, espreguiçadeiras e até os painéis de parede e teto.

Novo barco elétrico Candela em parceria com a Polestar (Imagem: Divulgação)

Capacidade

As baterias de EVs em conjunto com o carregamento do Polestar 2 darão ao barco uma autonomia de até 57 milhas náuticas, ou seja, 106 Km, a uma velocidade de 40 Km/h.

O tempo de recarga será de 2h30, através de uma tomada trifásica de 230 V. Caso contrário, demandará uma noite inteira numa tomada de parede normal.

Como a tecnologia do barco voador funciona?

O barco é equipado com um hidrofólio duplo da Candela, que é capaz de levantar todo o casco dele para fora da água. São eles que o ajudam a “voar”.

A elevação registrada é de cerca de 1 metro acima do nível da água. Essa característica, conforme a fabricante, representa uma redução grande no consumo de energia, pois diminui o tempo de arrasto do barco.

O Candela C-8 Polestar já está à venda nas lojas oficiais das duas empresas envolvidas. O valor oscila a partir de € 400.000 ou mais de R$ 2,1 milhões na conversão direta.

Os barcos estão sendo produzidos na fábrica da Candela, em Estocolmo, na Suécia, e as entregas aos compradores devem começar em junho do próximo ano.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS