Conecte-se conosco

Economia

G20 está concluindo preparação de estrutura comum para redução da dívida

Estrutura irá expandir as regras do grupo de credores informais para incluir a China.

Publicado

em

Autoridades financeiras do G20 querem finalizar a elaboração de uma estrutura comum para enfrentar os problemas de dívida dos países mais pobres do mundo em sua reunião na sexta-feira, com os líderes do grupo devendo aprovar a solução já na semana que vem.

A estrutura irá expandir as regras do grupo de credores informais para incluir a China, que respondia por 63% da dívida total com países do G20 no ano passado, segundo dados do Banco Mundial. O acordo foi fechado a princípio por autoridades do G20 em outubro o e endossado pelo Clube de Paris de credores oficiais.

“Esperamos avançar com a estrutura comum, e é um passo muito importante ter essa coordenação de credores no nível do G20. A ideia é que isso seja finalizado até a cúpula de líderes”, disse a diretora do Departamento de Estratégia, Política e Revisão Ceyla Pazarbasioglu, do Fundo Monetário Internacional.

Pazarbasioglu afirmou que a estrutura é importante porque inclui a China e ajudaria a assegurar a comparabilidade do tratamento “com muito mais vigor” do que o congelamento de pagamentos da dívida bilateral oficial por parte do G20, medida em vigor até junho de 2021.

Uma abordagem caso a caso é objeto de pressão por parte de credores privados.

A diretora disse ainda que que autoridades do FMI têm conversado com credores privados para buscar maneiras de elevar sua participação na Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida do G20.

“Há potencial para a participação do setor privado, especialmente para a dívida não obrigatória”, disse ela.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS