Conecte-se conosco

Economia

Gasolina batizada? Entenda por que se coloca etanol na gasolina

No Brasil, a lei permite usar 27% de etanol na gasolina comum. Saiba de onde veio essa lógica e como a presença do álcool impacta em vários aspectos.

Publicado

em

Os motivos que levam à presença de etanol na gasolina são misteriosos para muitos consumidores. Essa prática é comum e permitida por lei. Diferente do que alguns acham, a gasolina não está “batizada” e também não oferece riscos às peças dos veículos. Claro que isso vale para combustíveis de boa procedência e fiscalizados.

Leia mais: Aposentados resgataram R$ 6,3 bi do FGTS em 2021; Descubra como conseguir

Entretanto, a presença de etanol na gasolina influencia diretamente nos preços. Por isso, o assunto voltou à tona depois de um certo tempo nos bastidores.

Álcool na gasolina

Atualmente, é permitido 27% de álcool (etanol) na gasolina comum. Essa prática surgiu ainda no século passado como forma de minimizar o impacto no valor do petróleo. Como o etanol é mais barato, ele interferiria diretamente no valor da gasolina.

Além disso, a adição correta de etanol à gasolina pode melhorar o desempenho do combustível. Em outras palavras, o combustível gerado da mistura é de melhor qualidade.

Pedido de redução

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustível) alerta para alguns riscos. Apesar da boa qualidade final da gasolina, outro fator pode acabar pesando na vida dos brasileiros.

A federação citada diz que a atual crise hídrica impactará diretamente na produção de cana-de-açúcar. O vegetal é a matéria prima de onde é extraído todo o etanol existente no país.

Por isso, com a escassez de água, a Fecombustível pede por mudanças. O órgão quer reduzir para 18% o máximo de etanol permitido. Contudo, essa proposta ainda deve ser analisada pelas autoridades competentes.

Mais benefício

Na prática, a adição do etanol deve permanecer. Afinal, outro bom motivo está nos impactos ambientais. Todo o gás CO2 emitido pelo etanol é neutralizado pelas próprias plantações de cana. Esse balanço energético permite ao etanol ser uma energia muito pouco poluente do ar.

Vale destacar que o Brasil é o país pioneiro na larga utilização do etanol em automóveis desde 1970. Além de ser um dos que mais utiliza o produto, o país é o segundo maior produtor do mundo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS